quinta-feira, 8 janeiro, 2026

Turismo ganha espaço na agenda do Congresso Nacional

ascom_agencia-noticias-2015-14

O turismo ganhou na quarta-feira (11) mais um espaço de discussão e fortalecimento do setor no Congresso Nacional, com a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo. A Frente será presidida pelo deputado federal Herculano Passos e tem como objetivo incentivar o turismo, a geração de empregos e renda, além de fazer um acompanhamento sistemático dos assuntos de interesse do setor que tramitam no Congresso.

O ministro do turismo, Vinicius Lages, participou da instalação da Frente Parlamentar e destacou a necessidade de colocar o setor na pauta econômica do país. “O turismo pode contribuir para a economia, gerando emprego, renda e divisas, além de assegurar demandas sobre outras cadeias produtivas de bens e serviços. Contar com o apoio do Congresso neste sentido é uma grande oportunidade de conseguirmos avançar”, disse Lages.

Para o deputado Herculano Passos, a criação de uma frente mista – que envolva a Câmara e o Senado em assuntos relativos ao Turismo “é uma oportunidade para fortalecer o setor ao unir interesses da união, estados e municípios. Queremos ajudar na legislação que favoreça o turismo e estruturar o segmento”.

A economia do turismo no país corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. Apenas o mercado interno movimentou 206 milhões de viagens no ano passado, um desempenho recorde. Cerca de 62 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2014. O setor ainda gerou 3,1 milhões de empregos em atividades relacionadas ao turismo, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo  (WTTC).

Últimas

 Quatro voos diretos de Salvador para o Panamá, da Copa Airlines, retornam em janeiro de 2026

Crédito: Will Recarey Rota reativada facilitará o acesso a mais...

O Kremlin e a Praça Vermelha em Moscou (+Fotos +Vídeo)

Moscou (Prensa Latina) Além de ser o centro do...

Prêmio elege os 50 melhores restaurantes da América Latina — e seis brasileiros estão na lista!

Aline Bernardes MD - A 50 Best divulgou a lista...

Ásia é tendência para o turista brasileiro em 2026

O Mercado do Trilho de Bangkok, que é cortado...