Uma reportagem do Canal 8 de televisão refere que a oficialização do percurso visa valorizar os locais, dar a conhecer a cultura, tradições e costumes da população garífuna do país, que conta com uma história de mais de 200 anos.
O passeio inclui sete municípios passando por Trujillo, Santa Fe, Santa Rosa de Aguán, Iriona, Balfate e Limón no departamento de Colón e Juan Francisco Bulnes em Gracias a Dios.
Além disso, soube-se que no âmbito da conservação e divulgação da cultura e história da rota Garífuna foi criada a comissão interinstitucional permanente de apoio.
Segundo dados da Organização Fraternal Negra Hondurenha e Desenvolvimento Étnico Comunitário, cerca de 500.000 habitantes pertencem à etnia Garífuna neste país da América Central.
Em 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura declarou a língua, a dança e a música desta etnia como Património Cultural Imaterial da Humanidade.