Bonito (MS)
Concebido com base no conceito de desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões sociocultural, ambiental e econômica, Turismo Ecológico ou Ecoturismo é uma maneira de viajar e descobrir o destino, respeitando a cultura, o meio ambiente e as pessoas, preservando também tradições locais e recursos naturais com protagonismo às comunidades residentes. No Brasil, país que abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, este nicho tem se destacado entre os viajantes. Dados do Ministério do Turismo apontam que o segmento tem crescido e é fator motivador de mais de 18% dos turistas estrangeiros que visitam o país.
“Frente à necessidade de preservação dos recursos naturais, a preocupação com a sustentabilidade vem crescendo nos mais diversos setores e no turismo não poderia ser diferente. Este estilo de viagem vem atraindo a atenção de turistas em todo o mundo no momento de planejar suas viagens e o Brasil desponta com grande potencial para este estilo de roteiro”, comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
Potencial brasileiro
Conforme dados do Sistema Nacional de Informações Florestais, a área de floresta do país equivale a 58,5% do seu território, e, desse total, 98% correspondem a florestas naturais. “Andar por trilhas ecológicas, saborear a comida típica caipira, nadar com peixes no rio, ficar totalmente conectado à natureza. Para quem busca essas e outras atividades durante uma viagem, o Brasil é um prato cheio”, comenta Pereira.
|