Ao contrário dos países ocidentais, os programas de voluntariado na Rússia começaram a se tornar conhecidos apenas recentemente. Qualquer um que quiser pode-se juntar a ativistas que estão dispostos a prestar ajuda humanitária e médica, salvar espécies de animais que estão desaparecendo, ou melhorar a situação ecológica do planeta.
A maioria dos programas de voluntários é gratuita, e devido ao alto custo dos voos domésticos, alojamento e refeição, esses programas são uma ótima alternativa às viagens comuns.
Salve o Planeta
Para ajudar a salvar o Ártico ou tentar impedir o aquecimento global, pode-se aderir à famosa organização internacional Greenpeace. Se você é residente de Moscou ou de São Petersburgo, pode se juntar à equipe permanente preenchendo um formulário no site da organização (www.greenpeace.org/russia/ru/action/volunteer) e escrevendo uma carta para o coordenador. A informação sobre todos os eventos dos quais é possível participar é enviada por email.
Parques naturais
Esse tipo especial de voluntariado funciona no território da Rússia e no exterior desde 2002. A singularidade desse programa é que você poderá visitar parques naturais localizados no Altai, Urais, Cáucaso, Karélia, Sibéria e outras partes do país, cuja entrada é fechada para os turistas durante quase todo o ano.
Para participar você deve ter pelo menos 18 anos de idade, conhecimento de inglês suficiente para poder se comunicar e um passaporte válido. O calendário de programas para voluntários pode ser encontrado no site: http://wildnet.ru/
Ajuda artística
Localizado a 200 km de Moscou, o impressionante parque de arte de Nikola- Lenivets está situado em uma enorme área de conservação. O envolvimento de voluntários de todo o mundo nesse parque já se tornou uma prática comum, pois justamente com sua ajuda esse lugar está sendo transformado, com o surgimento de novas obras de arte e a realização de grandes festivais. Organizados todos os anos, os eventos fazem milhares de pessoas sair da cidade para ver os projetos de arte, conversar com artistas, arquitetos, músicos e designers de todo o mundo e desfrutar da natureza.
Para aqueles que querem se tornar voluntários e participar da vida de Nikolai-Lenivets, o parque oferece muitas possibilidades: você pode ajudar com a organização de festivais, construir instalações de arte, fazer paisagismo, bem como trabalhar em uma fazenda ecológica, em uma colônia de férias, oferecer sua assistência em outras atividades durante um fim de semana, algumas semanas ou meses. O período de permanência no parque é ilimitado.
Todos os participantes recebem alojamento gratuito em um acampamento e alimentação três vezes ao dia. Especificamente para os voluntários há opções adicionais: excursão ao redor do parque, sauna uma vez por semana e ingressos para duas pessoas para qualquer festival organizado no local.
Zoológico
Quer juntar-se à natureza e observar a vida de animais selvagens, mas não pode deixar a cidade? Seja um voluntário do Zoológico de Moscou. Certamente você não poderá dar comida a um urso polar ou a um tigre, mas mesmo assim poderá aprender como vivem os animais e explicar aos visitantes como se comportar no zoológico. É possível ainda se tornar guardião de qualquer animal do lugar, pagando 50% do preço da comida dos bichos.
Para mais informações sobre o voluntariado, escreva para volonter@moscowzoo.ru. Saiba como se tornar guardião de um animal no site www.moscowzoo.ru/my-zoo/become-a-guardian.
Se houver dúvidas
Um grande recurso para encontrar programas de voluntariado internacionais é o site www.volunteermatch.org. Se quiser ser voluntário no território da Rússia, visite o site www.dobrovolets.ru. Em ambos você poderá selecionar as opções apropriadas para encontrar um programa em uma área particular. Os programas não se limitam a períodos curtos, e há projetos de longo prazo que duram de dois meses até um ano.