Viena é uma cidade antagônica. Ao mesmo tempo em que encontramos palácios imperiais, igrejas góticas e outros edifícios históricos de inigualável valor, sentimos o dinamismo da modernidade e a agitação da vida contemporânea.
A cidade de Mozart, Beethoven e Schubert, entre outros, é uma capital que reflete a elevada qualidade de vida de seu país. Viena está repleta de jardins magnificamente cuidados, extensas áreas verdes e zonas de esportes aquáticos. Suas ruas são limpas e seguras, o transporte público é eficiente e pode-se passear tranquilamente por toda a cidade a pé ou em bicicleta, visto que ela está totalmente coberta por ciclovias.
Viena pode ser considerada a irmã mais jovem de Paris, não porque seu patrimônio histórico e cultural seja menos relevante, mas pelo fato desta cidade, majestosa e cosmopolita, ainda não ter sido massificada e inflacionada pelo turismo. Entre as capitais europeias, Viena é uma das mais baratas.
O povo vienense é simpático e agradável. Em quase todos os lugares turísticos fala-se inglês, mas sempre é interessante aprender algumas palavras em alemão para uma melhor comunicação. A capital austríaca possui uma grande oferta de restaurantes e bares e uma vida noturna dinâmica, com grande oferta de concertos de música clássica, óperas e peças teatrais.
O turista deve reservar ao menos quatro dias para conhecer Viena. A quantidade de palácios, edifícios, monumentos, parques e museus é enorme. Uma visita apressada não dará ideia do valor arquitetônico e cultural da cidade.
Informações ao viajante
AEROPORTOS
Aeroporto Internacional de Viena Schwechat
A-1300 Wien Flughafen
Tel: 43 (1) 7007-222-31
COMPANHIAS AÉREAS
Não há voos diretos do Brasil para Viena, mas várias companhias aéreas realizam o trajeto com uma escala em outro país. A maioria dos voos sai do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
British Airways – SP/Viena, escala em Londres
Tel: (11) 4004-4440 e 0300-789-6140 (outros Estados)
Ibéria Airlines – SP/ Viena, escala em Madri
Tel: (11) 3218-7130
KLM – SP/ Viena, escala em Amsterdã
Tel: 4003-1888 (capitais e áreas metropolitanas) e 0800-888-1888 (demais localidades)
Lufthansa – SP/Viena, escala em Frankfurt
Tel: (11) 3048-5800
Swiss – SP/Viena, escala em Zurique
Tel: (11) 3049-2720
United Airlines – SP/ Viena e Rio/Viena, escala em Nova York
Tel: (11) 3145-4200 e 0800-16-2323 (todo o Brasil)
TREM
Viena tem uma excelente rede ferroviária conectada com o resto da Áustria e Europa. Nem todos os trens saem das mesmas estações e os horários estão sujeitos a modificações. Os trens podem ser identificados pelas siglas EC (EuroCity, rotas internacionais) ou IC (InterCity, rotas nacionais).
Na página www.raileurope.com.br é possível consultar todas as conexões de trem entre Viena e o resto da Europa.
RODOVIAS
Na Áustria aceitam-se as carteiras de motorista internacionais. Chegar a Viena em carro é fácil, pois há estradas e rodovias rápidas e bem cuidadas em todos os países vizinhos. A primeira coisa que se deve fazer ao chegar no país é acender os faróis, que são obrigatórios. Tanto durante o dia como pela noite. Há numerosos pontos de entrada a Áustria por estradas desde Alemanha, República Checa, Itália e Suíça.
TRANSPORTE TERRESTRE
Viena tem uma das redes de transporte público mais bem integradas de toda Europa. Os bilhetes simples são válidos para os tranvias, ônibus, metro (U-Bahn) e os trens regionais (S-Bahn). Todos passam com bastante frequência e não é necessário esperar mais do que cinco ou dez minutos. O transporte público funciona das 5h ou 6h da manha até às 0h30 ou 1h. Um serviço de ônibus noturno faz 21 rotas diferentes que atravessam a cidade das 12h30 até às 5h. Os mapas de transporte estão colocados em todas as estações de metrô e em algumas paradas de tranvias e ônibus.
Para informações, há uma página web específica: www.wienerlinien.at
TRASLADO AEROPORTO
No próprio interior do aeroporto de Viena, no saguão de distribuição de bagagens, há um terminal de informação ao turista. Eles sugerem a melhor opção de traslado até a cidade em função do número de pessoas que viajam juntas. Há várias opções para chegar a Viena desde o aeroporto. A mais econômica para quem viaja sozinho é em trem ou ônibus.
Trem – O City Airport Train conecta o aeroporto com a estação de Viena Mitte através de um serviço direto (duração do trajeto: 20 minutos).
Ônibus – Também há ônibus que fazem o trajeto desde o aeroporto até a Estação de Viena Mitte.
Táxi – Para quem está viajando acompanhado, ou busca conforto, a melhor opção é o taxi. Desde o centro de informação do aeroporto é possível reservar um veículo C&K. Esses táxis são uma opção segura e são mais baratos que os taxis convencionais, já que suas tarifas são fixas.
LOCADORAS DE CARROS
Avis
Tel: 43 (1) 587-6241
Denzeldrive
Tel: 43 (1) 0501-054-190
Europcar
Tel: 43 (1) 714-6717
Hertz
Tel: 43 (1) 512-8677
Laudamotion
Tel: 43 (1) 0900-240-120
INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
Visto – O turista brasileiro não necessita pedir o visto com antecedência para uma estadia inferior a três meses. Ele deverá apresentar o passaporte diretamente ao entrar no país para receber o visto. O prazo de validade do passaporte não deve ser inferior a seis meses. A Áustria forma parte do Protocolo Schengen que inclui todos os membros da União Européia (exceto Grã Bretanha e Irlanda) e Suíça. Na prática, isso significa que um visto que já foi emitido por um país de Schengen também será válido para entrar na Áustria.