Fotos: Divulgação
Malu Sousa
Mato Grosso lançou oficialmente a Feira Internacional do Turismo-FIT Pantanal 2026, durante a Festuris, que acontece anualmente em Gramado, no Rio Grande do Sul, reconhecida como a Feira de Turismo mais efetiva em geração de negócios, com a finalidade de promover o turismo nacional e internacional e discutir as tendências do futuro, onde foram apresentados produtos e serviços para as agências de viagens, operadores e outros segmentos do turismo.
Com o tema: FIT Pantanal Para o Brasil e o Mundo, o lançamento foi feito pelo vice-presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT, Jaime Okamura. Ele destacou a importância de antecipar o lançamento para ampliar a divulgação. O estande de Mato Grosso na Festuris, foi um dos mais visitados, onde o público presente conheceu um pouco das belezas naturais do estado e os biomas, Pantanal, Cerrado e Amazônia.
“A FIT terá uma extensa programação, incluindo a aldeia do conhecimento, encontro de negócios, exposição dos municípios com potencial turístico, espaço para oficinas, palestras, feira gastronômica, shows e apresentações culturais”, adiantou Okamura, frisando que a próxima edição terá os fóruns, internacional, dois nacionais e estadual, para debater muitos temas inerentes ao turismo e a integração regional Amazônia Centro Oeste.
A Feira Internacional do Pantanal 2026, já foi apresentada oficialmente durante o Salão Nacional do Turismo, realizado em agosto, em São Paulo e também no Congresso Nacional ABAV, que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro.
A FIT Pantanal é realizada pela Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade-Cetur, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico-Sedec. “Estamos trabalhando para melhorar a cada edição, ampliando a participação de outros estados e países. A FIT é um projeto consolidado e que tende a crescer ainda mais, levando o turismo de Mato Grosso para o Brasil e para o mundo”, concluiu o coordenador Jaime Okamura.
Balanço: A edição de 2025 que atraiu 70 mil visitantes em Cuiabá, mais que o dobro do registrado no ano anterior. A programação destacou a diversidade cultural e econômica do Mato Grosso. A agricultura familiar teve desempenho expressivo, movimentando R$ 1,02 milhão em vendas com produtos de 37 municípios.
O setor de artesanato reuniu 100 profissionais de 25 municípios, faturando mais de R$ 215 mil. O festival gastronômico, com 12 espaços de culinária e 12 de Bulixo Cuiabano, ultrapassou R$ 325 mil em faturamento, atraindo público com pratos típicos e sabores regionais.
Além do entretenimento e da exposição de produtos, a FIT Pantanal ofereceu palestras e painéis voltados para inovação, sustentabilidade e etnoturismo, reunindo especialistas, empreendedores e representantes do setor público e privado. As apresentações artísticas diárias valorizaram música, dança e manifestações culturais locais, reforçando a identidade do Estado.
O impacto econômico do evento se estendeu à rede hoteleira, restaurantes e atrações turísticas, registrando aumento de 40% a 50% na movimentação econômica da região durante os dias da feira.


