Vale Viñales, uma atração vital para o turismo em Cuba

0
714
Havana (Prensa Latina) Um dos lugares mais atraentes para o turismo em Cuba é o Vale Ocidental de Viñales, ainda hoje vital após décadas de recreação.

Famoso no campo cubano, o vale é um lugar espetacular por sua cor, verde, intimidade e pela produção ali do melhor tabaco do mundo, as folhas para charutos de Havana.

Caminhando pela paisagem da província de Pinar del Río, a província mais ocidental de Cuba, tem um destaque especial em uma trilha preparada por ecologistas no famoso vale.

Guias locais, como Douglas Pino, contam aos visitantes histórias interessantes.

Dedicado ao trekking, ciclismo, cavalgadas, observação de pássaros e outras atividades, Pino é membro do Departamento de Patrimônio local.

Ele aponta que a trilha chamada Del Mirador al Valle parte de uma varanda na área do hotel Los Jazmines, de onde se tem uma vista muito interessante do vale, e de onde muitos fotógrafos imortalizam o lugar.

Lembra aos turistas que antes do triunfo da Revolução Cubana em 1959 havia apenas uma pequena loja no local, o restaurante Vera, como o vale como tal ficou conhecido na década de 1920, devido ao pintor Domingo Ramos Henríquez.

O artista já era famoso e procurava um lugar de interesse para retratar suas paisagens e foi então que, em 1938, Ramos Henríquez representou Cuba em uma feira em Nova York.

E o fez com uma paisagem pintada por ele para representar o Vale de Viñales, em uma grande pintura a óleo.

Um ano depois, o Club de León propôs a construção de um ponto de vista em Havana – diferente do existente – e em 1941 foi erguido um monumento ao pintor para internacionalizar este panorama cubano.

Desde então, foi muito visitada e recebeu vários reconhecimentos, tais como: Área Protegida (1976), Monumento Nacional (1978), Paisagem Cultural da Humanidade (1999 e concedido pela Unesco) e Parque Nacional (2000).

Todos estes reconhecimentos, diz o guia, têm como objetivo fortalecer a proteção ambiental da área.

As cadeias de hotéis e serviços operam na região, com a presença de Islazul, Cubanacán e Campismo Popular.

O Vale guarda a gama perfeita de cores para os amantes da natureza, e uma característica distintiva do lugar é o gigantesco Mural da Pré-História, a obra do pintor cubano Leovigildo González – discípulo do falecido mexicano Diego Rivera – que recria os diferentes estágios evolutivos da humanidade.

À primeira vista, aparecem também os mogotes, cheios de verde que inundam os sentidos, entrelaçados com a árvore nacional, a palmeira real.

Incorporadas a estas paisagens estão também as terras de tabaco, com a peculiaridade de ter um solo quimicamente perfeito para a folha e um clima muito adequado para esta cultura.

O Vale de Viñales abrange 132 quilômetros quadrados no meio da Sierra de los ‘rganos, que junto com a Sierra del Rosario formam o grupo montanhoso da Cordilheira de Guaniguanico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here