Brincar na neve é, sem dúvidas, o sonho de muitos brasileiros que ainda não conhecem de perto a superfície branquinha que os flocos de gelo proporcionam, não é mesmo? Esquiar e praticar snowboard, então, pode parecer um sonho distante…. Mas na realidade não é. O Bosque Nevado da Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile) está em temporada entre os meses de julho e setembro e é o lugar perfeito para quem quer começar a se aventurar nos esportes de neve, inclusive esquiar. E nem precisa se preocupar se você não tem noção alguma do esporte, porque nós vamos te ajudar com algumas dicas. Assim você poderá desembarcar em Huilo Huilo e já estar preparado para os primeiros passos.
1- Roupas
O importante aqui é qualidade, não quantidade. Portanto, é altamente recomendável que se utilizem roupas propícias para a prática, como calças, meias e casacos impermeáveis. Portanto, nada de utilizar duas meias, três casacos e duas calças. Isso só reduziria sua mobilidade.
2- Equipamentos
Além das roupas, é de extrema importância a utilização de equipamentos de segurança, como capacete. Mesmo que a pista não represente perigo algum, é um acessório obrigatório. Outro fator importante para se atentar é ao tamanho dos equipamentos, pois eles devem estar perfeitamente ajustados nos seus pés. Caso contrário, você perderá aderência.
3- Instrutor
Se possível, faça uma aula com algum instrutor local. Assim, você terá uma noção melhor do esporte e evitará acidentes e tombos. Em Huilo Huilo, todas as atividades de neve têm guias e equipe técnica disponíveis para te ajudar.
4- Ambientação
Antes de começar a esquiar é importante se adaptar aos equipamentos e à neve. Faça um reconhecimento da área a ser esquiada, caminhe calçando as botas de esqui antes de sair deslizando por aí.
5- Noções de base
Equilíbrio e posicionamento são as chaves para aprender a esquiar. Mantenha os joelhos sempre flexionados e incline o corpo para frente, utilizando os bastões como auxílio. Desta forma, você evitará quedas e conseguirá esquiar como manda a cartilha.
6- Freio
Agora que você já teve noções de posicionamento e já está ambientado com a neve, é bom saber como frear, certo? Um dos movimentos básicos para frear é conhecido como cunha, em que as pontas dos pés são viradas para dentro. Basta abrir bem as pernas e fechar os esquis para dentro, mas sem cruzá-los.
7- Curvas
Realizar curvas no esqui é relativamente fácil, mas tudo depende da velocidade em que se está conduzindo o esqui. Quanto mais devagar, mais fácil. Simples assim. Portanto, se você ainda não tem noção e muito menos intimidade com a neve, é melhor andar tranquilamente. Ok, mas caso você se descuide e precise realizar uma curva de forma mais rápida a dica é: Incline o corpo para o mesmo lado da curva.
8- Cuidado por onde anda
Esquiar requer cuidado, até porque a neve encobre muitas coisas, como pedras. Por isso, é muito importante ficar atento ao caminho que se está percorrendo. Então, nada de ficar olhando para o equipamento ou para o chão, pois isso dá mais medo. Olhe somente para frente, pois será mais fácil para desviar de algum obstáculo a tempo.
9- Evolução
Treine muito antes de arriscar pistas com maior grau de dificuldade. Geralmente, elas são classificadas de verde (as mais fáceis) a vermelha ou até preta (as mais difíceis). Aventure-se somente após conquistar plena confiança e equilíbrio nas pistas mais fáceis.
10- Divirta-se
Bom, agora que você já aprendeu um pouco sobre o esporte, divirta-se! O Bosque Nevado de Huilo Huilo espera a sua visita. Mas, lembre-se, antes de sair esquiando por aí, previna-se. Use sempre os equipamentos de segurança, afinal, todo cuidado é pouco com o que não se conhece direito, certo?