Onde cursar o ensino superior pode ser a dúvida de muitos jovens que terminam o ensino médio e desejam se especializar em uma área. Para universitários estrangeiros, São Paulo aparece como um excelente destino de estudos. É o que mostra a pesquisa de perfil do estudante na cidade de São Paulo, elaborado pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o levantamento, os turistas que vem à capital para estudar na instituição mais conceituada do país, a Universidade de São Paulo (USP) são, principalmente, da Colômbia (14,33%), França (12,05%) e México (10,10%).
A maioria dos estudantes está na faixa etária dos 18 a 24 anos (69,31%) e faz cursos de média duração, de seis meses a um ano (57,49%). O fator decisivo para a escolha da instituição, segundo a pesquisa, é o prestigio que a Universidade possui, seguido da sugestão dos professores.
A pesquisa também perguntou o que os estudantes gostam de fazer no tempo livre, fora da sala de aula. As principais respostas foram:
- Visitar parques e áreas verdes: O Parque do Ibirapuera é o mais visitado (26,28%);
- Vida noturna dos bares (24.09%);
- Cinema (10.95%);
- Aproveitam para conhecer a gastronomia da cidade, que recebeu avaliação positiva por 46,53% dos estudantes
- Fazem compras, afinal, 45,64% dos entrevistados avaliaram como boas as opções oferecidas pela capital
- Visitam exposições e mostras nos museus, vão a shows e aproveitam para passear pela metrópole
Outro dado relevante do estudo diz respeito ao gasto médio mensal dos estudantes na cidade e a despesa com acomodação é a mais representativa: R$ 888,72.
Para a pesquisa foram realizadas mais de 300 entrevistas com alunos estrangeiros da USP, no período de novembro a dezembro de 2014. Para conferir a pesquisa completa, acesse www.observatoriodoturismo.com.br |