Reprodução
ANNA SORÔKINA
O metrô de Moscou é o coração da cidade, é a concentração da vida urbana. Todos os dias, milhões de pessoas vão para o trabalho e voltam para casa por meio dele. E, como em qualquer transporte público, há certas regras: as oficiais e as não escritas.
1. Pular as catracas
Valéri Charifúlin/TASS
Passar sem uma passagem é realmente um desafio. Há catracas em todos os lugares e, mesmo que haja uma fila para comprar passagens (que custam menos de US$ 1!), agora você pode pagar com o Apple/Samsung Pay ou com um cartão de crédito comum. No entanto, se você for um fã de saltos radicais, a segurança e a polícia do outro lado da catraca estão sempre prontas para recebê-lo.
E se você simplesmente não sabe como comprar um bilhete de metrô corretamente, confira nosso guia.
2. Carregar uma mochila grande
Komsomolskaya Pravda/Global Look Press
As pessoas que acham que sua enorme mochila ou bolsa tipo sling não faz mal a ninguém, pelo menos, subestimam totalmente o tipo de aperto a que os passageiros podem ser forçados no trem. Portanto, não pense que qualquer um deles ficará feliz em ter que se pressionar contra suas coisas! Pelo menos, tente tirá-la ao entrar no vagão do metrô, e talvez os outros passageiros o chutem um pouco menos.
3. Ocupar dois assentos ao mesmo tempo
Reuters
Algumas pessoas querem ocupar o máximo de espaço possível e colocar as malas no banco do lado mesmo com o trem cheio. Talvez elas achem que valem mais do que os outros 258 passageiros a bordo? Ou que os outros deveriam ficar de pé já que ficaram sentados no trabalho o dia todo? Seja o que for, é simplesmente rude!
4. Parar para decidir… no meio do caminho
Serguêi Fadeitchev/TASS
Você sabe o que mais enfurece os moscovitas no metrô? Imagine estar no meio de uma multidão saindo do trem e indo para a saída ou mudando de estação. Mas há uma pessoa que está parada bem no centro da passagem, bloqueando o tráfego e tentando se lembrar de onde está e para onde deve ir. É irritante!
Na verdade, existe um truque de vida para os recém-chegados! Confira nosso guia para usar o mapa do metrô de Moscou: no trem ou online.
5. Assistir ou ouvir seu telefone sem fones de ouvido
Serguêi Bobilev/TASS
Sim, nós entendemos que os fones de ouvido ainda são um pouco incômodos: até mesmo os do modelo earbuds, mas isso não é desculpa para ouvir música ou assistir a filmes no volume máximo sem eles. Claro, você pode pensar que as pessoas ao seu redor também querem se divertir durante a viagem. Como alternativa, deixe seu telefone de lado e aproveite a viagem!
6. Pular em um trem que está partindo
Isso acontece todos os dias, especialmente quando você está com pressa: os trens costumam parar nos túneis antes de chegar à próxima estação; mas você sabe por quê? Quando um passageiro decide pular no trem no último momento, quando as portas já estão se fechando, o maquinista não tem escolha a não ser abri-las novamente, atrasando o trem. Como resultado, há outros trens esperando em uma fila nos túneis atrás. É por isso que embarcar em um trem que está partindo fará com que você se atrase ainda mais, assim como milhares de pessoas nos trens seguintes. Os trens passam a cada 90 segundos, portanto, não entre em pânico se acabar de perder um! Mantenha a calma e siga em frente!
https://br.rbth.com/viagem/88576-6-coisas-voce-nunca-deve-fazer-metro-moscou