São Paulo promove uma das mais importantes feiras de turismo do mundo

0
241
Maria del Carmen Orellana, vice-ministra do turismo de Cuba uma das autoridades internacionais do turismo presente ao evento na capital paulista (Foto May de Aquino/Diário do Turismo)

 World Travel Market Latin América conseguio reunir 40 nações em um só espaço

5 de abril de 2023

Diego Fernando Andrade Murtinho, subsecretario de promoção turística do Equador (Foto Mary de Aquino) - WTM Latin AmericaDiego Fernando Andrade Murtinho, subsecretario de promoção turística do Equador (Foto Mary de Aquino)

Em 2023, a World Travel Market Latin America (WTM LA) completa 10 anos em São Paulo, no Brasil, uma das mais importantes feiras de Turismo do mundo, conseguindo reunir 40 nações em um só espaço.

No podcast do Diário do Turismo, representantes de nações hispânicas participantes da WTM falam das novidades turísticas, dos pontos turísticos já conhecidos, hotéis, da gastronomia, cultura, história, dos passeios sugeridos e novas rotas turísticas relativas a seus respectivos países.

Equador, Perú, Costa Rica, Argentina – aqui representada pelas províncias de Río Negro, Jujuy e Salta, além de Chile, Curaçao, Colômbia e Cuba, estão representadas neste material produzido pelo DT.

Equador

Presente no estande do Equador, Diego Fernando Andrade Murtinho (foto acima), subsecretário de promoção do Equador, falou da diversidade geográfica do país, que inclui mar, vulcão, serra, e Amazônia, Galápagos – “Somos um país de quatro mundos”, afirmou Andrade, que ainda disse que as pessoas retornam do solo equatoriano muito impressionadas.

Peru

Claricia Tirado, diretora de promoção de turismo da Promperu, trouxe 20 empresas do Peru para WTM Latin America. Lembrou que a cultura do seu país é milenar, da importância do mercado brasileiro para Cuzco e Machu Picchu. Falou ainda do turismo de aventura, natureza, luxo, assim como de destinos como Ica e Arequipa.

O Peru apresentou um estande temático, um dos mais bonitos de toda exposição, com modelos com roupas e alimentos típicos.

Claricia Tirado, diretora de promoção turística da Promperu. (Foto Mary de Aquino).Claricia Tirado, diretora de promoção turística da Promperu (Foto Mary de Aquino)

Costa Rica

Carolina Trejos, diretora de mercado do escritório de turismo da Costa Rica, falou da grandeza deste pequeno país na América Central, que conta com uma área de 51.100 km², mas que tem belas praias do Oceano Pacífico e do Mar do Caribé, montanhas, vulcões, muita fauna e flora.

Costa Rica tem muitas frutas tropicais, a maioria cultivada no país.

Carolina Trejos, diretora de mercado do escritório de turismo da Costa Rica. (Foto Mary de Aquino).Carolina Trejos, diretora de mercado do escritório de turismo da Costa Rica (Foto Mary de Aquino)

Argentina – província de Rio Negro

Diego Cannestraci, ministro de turismo e esportes da província de Rio Negro, Argentina. Falou das facilidades para chegar ao destino através dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Gobernador Edgardo Castello, que serve a capital da província, Viedma, e o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria.

O ministro traça um roteiro detalhado que o turista deve percorrer na província de Rio Negro para um excelente aproveitamento da Patagônia Argentina.

Diego Cannestraci, ministro de turismo da província de Rio Negro, Argentina. (Foto Mary de Aquino). Nações hispânicasDiego Cannestraci, ministro de turismo e esportes da província de Rio Negro, Argentina (Foto Mary de Aquino)

Argentina – província de Jujuy

Nadia Serrano, diretora da agência de promoção turística de Jujuy, fala das conexões aéreas diárias, assim como das facilidades rodoviárias. A província fica ao norte da Argentina e faz divisa com a Bolívia e o Chile.

Há quatro regiões turísticas na província. No podcast do DT, Serrano transcorre sobre os patrimônios da humanidade, salar, vinhos das alturas e experiências culturais.

Nadia Serrano, diretora da agência de promoção turística da província de Jujuy, Argentina. (Foto César Valdivieso). Nações hispânicasNadia Serrano, diretora da agência de promoção turística da província de Jujuy, Argentina (Foto César Valdivieso)

Argentina – província de Salta

Mário Peña, secretário de turismo e esportes de Salta já é bem conhecido do turista do Brasil. Ele vem trabalhando para divulgar o destino há algum tempo, e conquistou o feito de ter os brasileiros como os visitantes número um da província de Salta atualmente.

Na WTM Latin America, além de gastronomia, vinhos, cactos, aventuras e muitas belezas naturais, o destino patagônico apresentou o show Messi Cirque du Soleil (a partir de 14 de Julho). Peña se diz muito contente em abrir um show internacional em Salta.

Mário Peña, ministro do turismo e esportes da província de Salta, Argentina. (Foto Mary de Aquino).Mário Peña, ministro do turismo e esportes da província de Salta, Argentina (Foto Mary de Aquino)

Chile

Verónica Pardo, vice-ministra de turismo do Chile, está muito otimista com a divulgação do país na exposição. Falou dos mariscos, montanhas, mares, rio, deserto, assim como da natureza bruta que se mantém preservada.

A representante chilena ainda descreve a diversidade da sua nação, os excelentes vinhos e a gastronomia.

Verónica Pardo, vice-ministra de turismo do Chile, na WTM Latin America (Foto Mary de Aquino).Verónica Pardo, vice-ministra de turismo do Chile, na WTM Latin America (Foto Mary de Aquino).

Curaçao

André Rojer, Gerente Regional da América do Sul de Curaçao, falou dos laços comerciais já conquistados com o Brasil. Segundo ele, há muitos brasileiros viajando para o destino pela Avianca por Bogotá, e pelo Panamá por meio da Copa Airlines. Entretanto, a partir de 24 de junho deste ano os brasileiros poderão embarcar pela Azul de Belo Horizonte direto para Willemstad.

Rojer ressaltou os países na América do Sul que são muito importantes para eles, como por exemplo: Colômbia, Equador, Argentina e Uruguai e de outros mercados que pretendem alcançar, já que o destino tem uma excelente hotelaria e está a receber novos investimentos.

André Rojer, Gerente da América do Sul do turismo de Curaçao na WTM Latin America (Foto Mary de Aquino).André Rojer, Gerente da América do Sul do turismo de Curaçao (Foto Mary de Aquino)

Colômbia

Paula Giraldo, do escritório comercial da Colômbia no Brasil, fala muito bem português, o que contribuiu bastante para a relação entre os dois países.

A comitiva trouxe para a WTM 20 empresas colombianas para compor o estande da Procolombia. Em seu áudio ela fala tanto das tribos indígenas, quanto dos destinos que abrigam o Mar do Caribe e das transformações que Medellín sofreu e continua sofrendo, a transformando em um dos destinos colombianos mais procurados por turistas e estudantes.

Paula Giraldo, do escritorio de turismo da Colômbia no Brasil, na WTM Latin America (Foto Mary de Aquino)Paula Giraldo, do escritorio de turismo da Colômbia no Brasil, na WTM Latin America (Foto Mary de Aquino)

Cuba

Maria del Carmen Orellana, vice-ministra de turismo de Cuba, disse que uma das razões de expor na feira é mostrar ao povo brasileiro o quanto ele significa para Cuba, resgatando este mercado com novos roteiros que surgiram pós pandemia.

Cuba, além da praias, tem a cultura e a história como atrativos. Maria del Carmen lembrou que boa parte dos visitantes brasileiros é de pessoas que moram no país e regressam para visitar.

Maria del Carmen Orellana, vice-ministra do turismo de Cuba, na WTM Latin America (Foto May de Aquino) WTM Latin AmericaMaria del Carmen Orellana, vice-ministra do turismo de Cuba (Foto May de Aquino)

Siga o Diário do Turismo no Spotify e fique por dentro das notícias mais atuais do turismo nacional e mundial. Áudio todos em espanhol, que é possível perfeitamente ser compreendido por brasileiros, por ser uma feira internacional toda a América Latina pode ficar informado sobre o que acontece no evento.

Diário do Turismo - YouTube