Melhores Destinos – O Rio de Janeiro está planejando criar uma nova orla com praças flutuantes, funcionando como uma iniciativa para valorizar a zona portuária da cidade. Com o nome de “Parque do Porto”, o projeto chega sendo mais uma opção de lazer e deve sair do papel em duas etapas, incluindo em uma delas a construção de um píer para embarque e desembarque de navios de cruzeiro!
Rio de Janeiro planeja nova orla
Se aprovado, o complexo teria um conjunto de praças flutuantes com áreas verdes para piquenique, além de hortas comunitárias, quadras, ciclovias, museu ao ar livre, espaço para eventos, plantio de árvores e muito mais, tudo isso ao longo de uma via suspensa para pedestres e bicicletas.
O projeto está sendo negociado com o governo federal para cessão de áreas da União e adequação das atividades portuárias.
A novidade foi anunciada nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes, que postou um vídeo com detalhes do projeto. Segundo ele, o Parque do Porto integra uma nova etapa do processo de transformação da região.
“A gente quer fazer um parque absolutamente inovador, trabalhar com a questão da sustentabilidade, de como podemos adaptar (o parque) inclusive às questões de elevação do mar. Por isso falamos em parque flutuante. A ideia é ganhar um espaço público urbano de enorme qualidade”, explicou o prefeito.
As praças flutuantes teriam inspiração no modelo adotado pela cidade de Nova York, com locais semelhantes inaugurados em 2021 ao longo do Rio Hudson, dentro do projeto “Little Island”. Inaugurado em maio de 2021, ele é ligado à ilha de Manhattan por duas passarelas, e tem bosques, anfiteatros, gramados, entre outras atrações, que já se tornaram ponto turístico na cidade americana.
Eduardo Paes não definiu datas e nem valores que serão investidos no projeto, mas afirmou que espera que as obras sejam licitadas e iniciadas até o fim de 2024.
Baixe grátis o aplicativo do Melhores Destinos e receba promoções de viagem direto no seu celular!