-
Fotos: Arley Perera
A presidente da Rede Cubana de Turismo Acessível, Luisa Pérez, explicou que Matanzas é a primeira província do país a criar uma entidade territorial deste tipo, já que até à data só existia uma sede central na província de Havana, daí a importância de este facto para promover o turismo para todos.
Segundo o subdelegado do Ministério do Turismo (Mintur) no território, Yanselí Pérez, a constituição da rede deve ser analisada e trabalhada nas bases de uma cultura de acessibilidade que deve contribuir para mais satisfação e, consequentemente, mais renda em o centro turístico. .
Juntamente com a nova entidade, é criado um órgão de governo, que será definido como o Conselho Territorial de Turismo Acessível, destinado a promover um turismo inteligente e adaptado para lidar com todos os tipos de clientes, incluindo aqueles que se encontram em situação de deficiência, ele disse.
Pérez observou que para fortalecer esta tipologia de turismo, as viagens devem ser pensadas de acordo com o tipo de deficiência e necessidades de cada pessoa, criando ambientes livres de barreiras físicas, comunicacionais e sociais para desfrutar dos valores de cada equipamento turístico e alcançar plena diversão pelos visitantes.
Para o representante em Cuba do operador turístico espanhol Enjoy Travel Group, Jorge Luis Fando, é muito significativo e positivo que a nascente Rede conte com o envolvimento de organizações que têm pessoas com deficiência ou deficientes nas suas fileiras, nomeadamente a Associação Cubana de Motores Fisicamente Limitados. , a Associação Nacional de Cegos e a Associação Nacional de Surdos de Cuba.
Fando garantiu que a formação a vários níveis constituirá a base para o sucesso neste tipo de actividade de lazer com o objectivo de que Varadero possa ser classificada como um destino de Praia Acessível.
No dia 3 de dezembro de 2020, foi criada a Rede Cubana de Turismo Acessível no contexto da celebração da Conferência Internacional sobre Turismo Acessível, cuja função principal é incentivar a inclusão nas diferentes modalidades turísticas das pessoas com necessidades especiais.