Pelo segundo ano consecutivo, o Uruguai obtém resultados recordes em turismo fluvial

0
15

Foto: Ministério do Turismo do Uruguai

Por Diplomacia Business

No âmbito do X Encontro Regional de Cruzeiros e Turismo Fluvial, o Ministro do Turismo, Eduardo Sanguinetti, apresentou os resultados da temporada 2023-2024. Enquanto isso, o vice-presidente da Administração Nacional de Portos, Daniel Loureiro, anunciou um bônus de 20% na tarifa dos passageiros dos cruzeiros e melhorias na infraestrutura e promoção de grandes iates em Carmelo e Colônia.

O evento foi organizado em Punta del Este, no Hotel Enjoy, onde a abertura foi presidida pelo Ministro do Turismo, Eduardo Sanguinetti, pelo Diretor Geral da Secretaria, Ignacio Curbelo, pelo Vice-Presidente da Administração Nacional de Portos, Daniel Loureiro, pelo O Diretor Nacional de Hidrografia, Marcos Paolini e o Prefeito interino de Maldonado, Luis Pereira acompanhados na sala pelos diretores de Turismo dos municípios, gestores de empresas de cruzeiros e chefes de portos da região.

O ministro do Turismo, Eduardo Sanguinetti, informou que os dados da temporada passada deixaram 187 navios visitando os portos de Punta del Este e Montevidéu, com uma diminuição de 324.170 pessoas, o que deixou cerca de 17.153.153 dólares em lucros para o país.

Destacou a importância deste encontro, no qual autoridades e operadores nacionais e internacionais do sector interagem sobre desafios comuns. “Estamos comprometidos com a concepção e desenvolvimento de estratégias que promovam um crescimento eficaz, sustentável e sustentável.”

Contudo, “o principal desafio do setor é aumentar o número de passageiros de cruzeiros e navios que chegam ao nosso país. Além disso, é necessário aumentar as possibilidades de escalas e dormidas em cada uma das cidades e melhorar a qualidade dos serviços.

Por seu lado, o vice-presidente da Administração Nacional dos Portos, Daniel Loureiro, sublinhou que o turismo de cruzeiros é um mercado regional uma vez que os navios de cruzeiro não chegam a um único porto ou país mas antes visitam uma região, razão pela qual “os nossos portos devem crescer , desenvolver e oferecer os melhores serviços em perfeita harmonia com os desafios tecnológicos e ambientais que o setor acarreta.

A atividade conta ainda com a presença da Subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo Lagos, e do assessor de relações internacionais do Brasil, Heitor Kadri, que destaca a importância do trabalho conjunto da região para continuar crescendo no setor de cruzeiros.

Entre as diversas palestras e apresentações, houve intercâmbio sobre modelos de gestão portuária, visões e investimentos no setor portuário a nível regional, o desenvolvimento do turismo na região, novas ofertas de atividades náuticas, políticas de sustentabilidade no setor e cruzeiros. a aposta nos cruzeiros fluviais e antárticos.

Fonte: Ministério do Turismo do Uruguai.