Com a valorização do dólar, os brasileiros que quiserem curtir as férias de julho no exterior devem tomar alguns cuidados para que os gastos da viagem não extrapolem o orçamento doméstico. Para assessorar o turista nesse desafio, a Ourominas, instituição financeira que atua na comercialização de ouro e moedas, selecionou as dicas a seguir.
- Destino: Quem ainda não escolheu o destino da viagem deve estar atento aquele cuja moeda não se valorizou tanto em relação ao real. É o caso da Argentina, Chile, México, Uruguai e Nova Zelândia.
- E-commerce de moedas: Pioneira na venda de moedas pela internet, com preços competitivos, a Ourominas oferece facilidade, comodidade e segurança para o consumidor que quer comprar dólar, euro, peso ou outra moeda estrangeira sem sair de casa ou do trabalho.
No site da Ourominas, o consumidor escolhe a moeda e quanto quer comprar. Na mesma página, é avisado da taxa de cambio do dia e pode simular o frete de entrega para qualquer lugar do Brasil. O pagamento é feito por meio de transferência bancária.
Roselito Soares, diretor comercial de câmbio da Ourominas, observa que o fato de a Ourominas entregar as moedas na residência ou no local de trabalho protegidas por seguro dá ainda mais confiança ao consumidor.
- Cartão pré-pago: Levar mais de uma forma de pagamento na viagem é a terceira dica da Ourominas. A moeda em espécie é prática para pequenas despesas. Já o cartão pré-pago, que carrega dólar, euro ou libra, é uma excelente opção para despesas maiores, além de ser mais seguro. No entanto, sobre ele incide atualmente uma alíquota de 6,38% do IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito), muito maior do que aquela paga na compra de moeda em espécie, que é de 0,38%.
O produto é uma ótima alternativa para menores de idade que viajam desacompanhados dos pais, porque estes podem controlar os gastos dos filhos e recarregá-lo sempre que preciso. Além disso, o cartão pré-pago é mais vantajoso do que o cartão de crédito, porque a transação é realizada em moeda local sem conversão, e não há cobrança de variação cambial, ou seja, o câmbio é fixado no momento da aquisição da moeda.
A Ourominas possui ainda um serviço de remessa de dinheiro que pode ser útil para livrar o turista de um imprevisto financeiro no exterior. A facilidade é fornecida pela MoneyGram, segunda maior empresa de transferência de dinheiro do mundo, da qual a Ourominas é representante no Brasil.
Sem utilizar cartão de crédito ou conta bancária, usando apenas um documento oficial e comprovante de residência, o consumidor aqui no Brasil transfere qualquer quantia em espécie para mais de 200 países em apenas 10 minutos, após efetivar o pagamento.
Descomplicada, a transação, cuja taxa de serviço é 0,38% de IOF, pode ser feita pelos telefones 0300 31 31 721, 0800 773 773 2, ou em qualquer uma das lojas Ourominas e correspondentes cambiais espalhados em todo Brasil. Para fazer um envio, os únicos dados solicitados do destinatário são o nome e o país onde ele está.