Os 10 resorts de esqui mais populares na Rússia

0
4

É possível esquiar e praticar snowboarding em quase todas as regiões do país, mas o Cáucaso e a Sibéria possuem o maior número de pistas.

Na Rússia, estações de esqui modernas começaram a ser construídas em meados do século 20 e muitas ainda estão em operação. As mais novas surgiram às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, quando se observou um aumento do interesse geral por esses esportes. De acordo com o grupo de consultoria suíço ‘Laurent Vanat’, atualmente existem 354 estações de esqui na Rússia; este número, no entanto, inclui até as menores, onde existe apenas um teleférico ou menos de um quilômetro de pistas. O registro estatal russo lista 445 pistas de esqui em 58 estações onde podem ser realizadas competições oficiais. Veja abaixo uma lista dos 10 melhores:

1. Krásnaia Poliana, Território de Krasnodar

Krasnaya Polyana.

Os locais mais populares para esquiar na Rússia estão situados perto de Sochi, no sopé da cordilheira principal do Grande Cáucaso. A temporada de esqui normalmente dura de meados de dezembro a meados de abril.

Krasnaya Polyana.

Ali fica a maior zona de esqui do país, com mais de 170 km de pistas de diferentes níveis de dificuldade. Está dividida em três estações (Rosa Khutor, Krásnaia Poliana, ou Krasnaya Poliana, e Gazprom); há possibilidade de comprar um único ingresso para todas as três, ou comprá-los separadamente.

2. Chereguech, região de Kemerovo

O segundo resort mais visitado na Rússia é Chereguech na Sibéria, inaugurado em 1981. A neve cai cedo neta região; a temporada de esqui já começa no início de novembro. Em meados de abril, acontece o festival anual ‘Grelka Fest’, com seu famoso evento de esqui alpino em trajes de banho.

No total, a área possui 16 pistas de diferentes níveis e mais de 20 teleféricos. Além disso, há vários bares e cafés para curtir em meio às descidas. Nos próximos anos, a estação de esqui deverá ganhar mais espaço e um aeroporto está sendo construído nas proximidades.

3. Dombai, Carachai-Circássia

No sopé da cordilheira do Cáucaso, no pitoresco prado de Dombai, fica a estação de montanha mais antiga da Rússia. Ainda na década de 1920 foram desenvolvidos roteiros turísticos no local, com a construção do complexo de esqui iniciada na década de 1960.

Um dos pontos turísticos mais famosos é um hotel em formato de “disco voador”. Foi dado de presente ao resort soviético pelo então presidente finlandês Urho Kekkonen.

Via de regra, os esquiadores iniciantes e amadores dirigem-se para Dombai, pois as encostas são largas e não muito íngremes. Também conta c instalações para esqui freeride e até heli-esqui.

4. Arkhiz, Carachai-Circássia

Em novembro de 2023, Arkhiz foi reconhecida como a melhor estação de esqui do país na premiação nacional “Montanhas da Rússia”.

O resort é novo — foi inaugurado em 2013, atendendo aos mais modernos padrões. Quem não tem muita experiência com esqui ou snowboarding vai gostar: há 5 pistas ‘verdes’ e 4 pistas ‘azuis’. Já para esquiadores avançados, há também 5 pistas ‘vermelhas’ e 2 pistas ‘pretas’. Por enquanto, têm apenas 27 km de extensão, mas a construção segue a todo vapor. Esqui noturno também está disponível. A temporada nas montanhas do Cáucaso vai de dezembro a abril.

5. Elbrus, Cabardino-Balcária

Os turistas experientes certamente preferem as pistas ao pé do Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa. Para os iniciantes, há também algumas pistas de treinamento com extensão total de 17 km.

O Elbrus é um resort lendário: os primeiros complexos turísticos foram construídos na região ainda na década de 1930 e, nos anos 1960, surgiram os primeiros funiculares: na encosta do monte Tcheget e no desfiladeiro de Azau. Em 2018, a linha superior do teleférico foi estendida até a marca de 3.847 metros, o que significa que o resort possui agora as encostas de maior altitude do país. Em 2023, o Elbrus foi reconhecido como o melhor resort de esqui do Cáucaso do Norte.

6. Bolchoi Vudiavr, região de Murmansk

As estações de esqui na cordilheira Khibini estão localizadas perto da cidade de Kirovsk. A principal delas é Bolchoi Vudiavr (‘Madeira Grande’, em português), que fica a apenas 15 minutos a pé do centro. No total, são 23 pistas, em sua maioria destinadas a esquiadores de nível médio.

A temporada vai do início de novembro até os primeiros dias de junho, com a possibilidade de esquiar até mesmo em uma noite polar de dezembro.

7. Górni Vozdukh, região de Sacalina

O complexo de esqui mais oriental da Rússia foi inaugurado em 1960 no centro de Iujno-Sakhalinsk. Mais tarde, instalações de salto de esqui foram construídas no local para preparar os esquiadores soviéticos para as Olimpíadas de Sapporo de 1972, e o complexo sediou competições de biatlo.

Alguns anos atrás, toda a infraestrutura foi renovada e agora é possível deslizar sobre 22 pistas de diferentes níveis, de ‘verde’ a ‘preto’. E neve é o que não falta: há sistemas artificiais de produção de neve em nove delas.

8. Gubakha, Território de Perm

'Happiness in the mountains'.

Nos Urais, a 200 quilômetros de Perm, a estação Gubakha desfruta de grande popularidade. Já recebeu vários prêmios, como de melhor resort para ensino de esqui e de resort de esqui com melhor custo-benefício. Tem 18 pistas diferentes, totalizando 18 km no geral, incluindo zonas de freeride e slalom.

Há também um parque de neve em Gubakha, onde se pode praticar acrobacias de snowboard…ou assistir aos outros fazendo isso!

9. Abzakovo, Bascortostão

Este é outro famoso ponto nos Urais onde é possível esquiar até a primavera. Há 13 pistas no total, sendo a mais longa com 2.780 metros.

A propósito, além do esqui alpino, Abzakovo também propicia praticar esqui cross country — já que há um caminho separado apenas para isso.

10. Sorotchani, Região de Moscou

Acreditem ou não, mas há duas dúzias de estações de esqui ao redor de Moscou. A maior delas é Sorotchani (Sorochany), no norte, inaugurada em 2002. No final de 2023, foi inclusive reconhecida como o melhor resort de esqui do Distrito Federal Central.

É conveniente para quem quer aprender a esquiar e praticar snowboard: a altura de algumas pistas é de apenas 225 metros. Possui 10 pistas de até 1.050 metros de comprimento no total e vários teleféricos, além de uma pista de treinamento para crianças e diversas áreas recreativas.

LEIA TAMBÉM: 10 coisas que você nunca deve fazer em Moscou; veja fotos

Leia mais