Foto: Costa do Marfim Tur.
Por Marcia Santos
Costa do Marfim tem participação espetacular na 50ª Edição da ABAV Expo 2023 (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e formaliza a participação da escola de samba brasileira “Unidos de Padre Miguel” na abertura da 34ª Edição do Copa Africana das Nações, a ser realizada na Costa do Marfim, de janeiro a fevereiro de 2024
Em um país mundialmente conhecido por suas savanas e florestas, por suas praias e hotéis de luxo, por sua gastronomia e diversidade cultural, a Costa do Marfim destacou-se de forma extraordinária durante a 50ª edição ABAV Expo 2023, realizada no Rio de Janeiro, em 26 a 29 de setembro, deste ano. Segundo dados oficiais, a ABAV Expo 2023 recebeu cerca de 43 mil participantes, ou seja, 63% a mais do que no ano passado (2022). O impressionante número de participantes justificou ampla e fortemente a decisão estratégica da presença e da promoção do Destino Costa do Marfim durante este grandioso evento turístico. A 50ª edição da ABAV Expo 2023 contribuiu sobremaneira para promover o momento privilegiado em que vive o turismo da Costa do Marfim, impulsionado pela visão do seu Presidente da República, H.E.M. Alassane OUATTARA, com a campanha turística nacional “Sublime Côte d’Ivoire, realizada pelo seu governo sob a liderança do Primeiro-Ministro, Chefe do Governo, Sr. Patrick ACHI; e do seu Ministro do Turismo, Sr. Siandou Fofana. A Secretaria de Turismo e de Lazer da Costa do Marfim para o Brasil, sob a direção da Sra. Jennifer Ceres (nota do editor: Sra. Jennifer CURCIO); a delegação oficial do Ministério do Turismo, vinda de Abidjan, bem como a Embaixada da Costa do Marfim no Brasil ( sediada em Brasília), todos juntos receberam milhares de pessoas físicas e jurídicas (empresas comerciais, promotores, homens e mulheres da imprensa, autoridades governamentais, estudantes…) que visitaram o estande oficial da Côte d ‘Ivoire e participaram nas diversas apresentações oferecidas pelo país africano.
Maior produtor de cacau do mundo
Foto: Costa do Marfim Tur.
A Costa do Marfim, que é o maior produtor de cacau do mundo, e o 3º destino do turismo de negócios (só depois de Marrocos e da Nigéria) despertou de maneira ímpar o interesse dos visitantes ao expor também o seu rico patrimonio cultural, as suas múltiplas riquezas naturais e equipamentos turísticos, bem como as possibilidades de viagens de descoberta à autêntica África. Em nome da Secretaria de Turismo e Lazer da Costa do Marfim para o Brasil, que esteve ativa o tempo todo para o sucesso da participação da Costa do Marfim, a Sra. Jennifer CERES e equipe informou, encantou e promoveu um verdadeiro intercâmbio cultural com jornalistas e visitantes do evento. A Sra. Jennifer CERES relembrou os objetivos do Ministério do Turismo da Costa do Marfim e apresentou dados sobre o rico patrimônio turístico, a fim de educar e incentivar os brasileiros a visitarem a “Locomotiva da África”.
Recursos turísticos extraordinários
Com uma dezena de exemplos de recursos turísticos extraordinários que partilhou nas suas diversas discussões, a diretora destacou: 1. A oferta balneária de 550 km de costa e 300 mil hectares de massas de água lagunares; 2. As 17 áreas protegidas incluindo 8 parques nacionais e 7 reservas parciais, 1 reserva integral e 1 reserva científica abrangendo uma área total superior a 2 milhões de hectares, ou aproximadamente 7% do território nacional; 3. O Parque Nacional Tai, classificado na lista de Reservas da Biosfera (Patrimônio Mundial da UNESCO), sendo a maior floresta tropical primária sob estatuto de protecção estrita em toda a região da África Ocidental; 4. Parque Nacional do Banco (Patrimônio Mundial da UNESCO), uma floresta primária que cobre cerca de 3.500 hectares no coração de Abidjan; 5. Parque Nacional de Comoé, um dos maiores parques de África com fauna diversificada e abrangendo mais de 1.150.000 hectares (Patrimônio Mundial da UNESCO); 6. Reserva Natural Estrita do Monte Nimba (Patrimônio Mundial da UNESCO); 7. A Basílica de Nossa Senhora da Paz em Yamoussoukro, sendo a basílica religiosa mais alta do mundo; 8. As centenárias mesquitas de Kong e Samory Toure (com mais de 100 anos e classificadas como Patrimônio Mundial da UNESCO); 9. Os Restos da Universidade Islâmica; 10. A cidade histórica de Grand-Bassam, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO; 11. Parque Nacional “Ilhas Ehotilé”, composto por seis (06) ilhas com riquezas florais, faunísticas e arqueológicas; 12. Parque Arqueológico de Ahouakro; e 13. As mesquitas em estilo sudanês do norte da Costa do Marfim. A Sra. Jennifer CERES aproveitou ainda a oportunidade única possibilitada pela participação da Costa do Marfim na 50ª edição da ABAV Expo 2023 para falar sobre as oportunidades de investimento no setor de turismo da Costa do Marfim, com uma projeção econômica de mais de 5 bilhões de dólares, impulsionada pela expectativa de crescimento do PIB de 6,5% em 2023.
Para aguçar todos os sentidos!
Com a honrosa participação de dois (02) Chefs de cozinha marfinenses, Sra. N’DRI NGORAN Sylvie, cozinheira tradicional e Vencedora em 2023 do Festival de Cozinha Marfinense Agnibilekrou; e o Sr. Koffi Kouaudio Alphonse, cozinheiro profissional também vencedor 2023 do Festival de Culinária Marfinense Agnibilekrou, o público presente no Salão ABAV Expo 2023 pôde degustar pratos salgados e doces, feitos e servidos no local pelos cozinheiros e pelo buffet trazido especialmente para a ocasião. Com um cardápio riquíssimo, a Costa do Marfim serviu de tudo, desde a cachaça marfinense ao tradicional chocolate do país, passando por pratos contendo frutas, arroz, batata doce, purê, peixes e carnes. Tudo com temperos e condimentos perfeitos, apreciados por todos que puderam experimentar o cardápio africano. Se por um lado, o menu permitiu aos visitantes saciar o paladar; por outro lado, a recepção no estande da Costa do Marfim e as trocas com todos os participantes da ABAV Expo 2023 serviram para aguçar ainda mais a vontade de conhecer ou trabalhar com a Costa do Marfim. A Diretora da Secretaria de Turismo e Lazer da Costa do Marfim para o Brasil, Jennifer CERES garantiu também a presença dos representantes do setor privado marfinense. Assim, no estande da Costa do Marfim estiveram o Sr. Jean-Marc Bini (e a sua equipe), fundador e diretor do Domaine Bini, um resort ecológico, centro de relaxamento e fuga no coração da floresta marfinense; a Sra. Aida Diawara, Diretora da Operadora Turística African Eagle – África Ocidental; a Sra. Fatou Mbaye, Diretora Adjunta da Ivoire Voyage Touristique; e o Sr. Thierry Attoumo, Diretor da Operadora Turística TSM Tour. Outro destaque da participação da Costa do Marfim na ABAV Expo 2023, foram as apresentações diárias destinadas aos profissionais de diversos setores de atividade ligados ao turismo e lazer, e também à imprensa e aos influenciadores digitais. Temas como conectividade, principais atrativos turísticos, aumento do número de turistas brasileiros no país, combinação de rotas e detalhes geográficos, além de segurança e infraestrutura foram os temas mais explorados. Com decoração africana, o estande da Costa do Marfim também virou ponto instagramável dentro do Rio Centro. Estima-se que mais de 3 mil pessoas visitaram o Espaço.
Arena de especialização e plano de turismo
Para uma comunicação oficial sobre o plano de governo “Sublime Costa do Marfim”, a Sra. Jennifer CERES apresentou-se na Arena de Especialização com todos os representantes da Costa do Marfim, vindos da Embaixada da Costa do Marfim (Brasília), do Ministério do Turismo da Costa do Marfim (Abidjan), e da Secretaria de Turismo e Lazer do Brasil (Rio de Janeiro), e representantes do setor privado marfinense. Com recursos audiovisuais, filmes institucionais e um momento de perguntas e respostas, a apresentação da Costa do Marfim foi um sucesso. “Nosso país ficou encantado com a participação no maior evento de turismo e lazer da América Latina, a ABAV Expo 2023. Obviamente, a delegação marfinense aproveitou a oportunidade para apresentar os atrativos turísticos do país em sua expressão plural. Isso permitiu ver o entusiasmo do público brasileiro, durante os três dias intensos de feira. Os visitantes ao nosso estande chegaram a mais de três mil pessoas”, declarou a Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil, Sra. Jennifer Ceres.
Unidos de Padre Miguel na abertura da Copa das Nações Africanas, na Costa do Marfim Sob a direção da Sra. Jennifer Ceres, seguindo as instruções do Ministro do Turismo da Costa do Marfim e com o apoio da Embaixada do Marfim do Brasil, a tradicional escola de samba “Unidos de Padre Miguel” foi selecionada para participar da abertura da 34ª Edição da Copa Africana das Nações, com início em janeiro de 2024, na Costa do Marfim. Mais de 100 integrantes da escola de samba viajarão ao país e quando os olhos do mundo se voltarem para este grande espetáculo esportivo africano, o Brasil será representado pela “Unidos de Padre Miguel”. Certamente será um momento marcante, um verdadeiro intercâmbio cultural onde o samba brasileiro será levado ao vivo para o mundo africano ao mesmo tempo que a beleza e a liderança social, econômica e cultural da Costa do Marfim serão destacadas aos olhos do mundo. Este verdadeiro intercâmbio mostrará a força, a conexão, as oportunidades e as afinidades entre as duas nações. Para selar oficialmente o acordo, a delegação marfinense se reuniu com os responsáveis pela escola de samba, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 2023. Em uma hora e meia de apresentação, a “Unidos de Padre Miguel” apresentou o seu espetáculo apoteótico com música, dança e coreografia, interagindo com todos os convidados e dando uma ideia do que acontecerá durante o grande espetáculo do futebol na Costa do Marfim. A Copa das Nações Africanas (o equivalente à Copa América para a América) reunirá 24 seleções, incluindo Nigéria, Guiné-Bissau, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Namíbia, Egito, Guiné, Gana, Angola, Argélia, Tanzânia, Mali, Gâmbia, Zâmbia, República Democrática do Congo, Mauritânia, Tunísia, Guiné Equatorial, África do Sul, Marrocos, Senegal, Moçambique e Costa do Marfim. “Com certeza será um grande evento desportivo e cultural. Aproveito e convido a todos os investidores marfinenses e brasileiros a aproveitarem as oportunidades oferecidas por esses dois países irmãos que acabam de reforçar ainda mais a sua cooperação sociocultural através da participação da escola de samba Unidos de Padre Miguel na cerimônia de abertura da Copa Africana das Nações (CAN 2023)”, pontuou a Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil, Sra. Jennifer Curcio (Jennifer Ceres).
Anote
@bureaudutourismebresil
Staff do Ministério do Turismo da Costa do Marfim; da Embaixada; e do Escritório do Turismo do Brasil; e público durante a apresentação na Arena Especialização na ABAV 2023
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, visitando o estande da Costa do Marfim durante a ABAV 2023 com todo o staff do país
Diretora da TAAG, Rebecca Meadowns, em reunião com a Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio; e o representante do Ministério do Turismo, Kodjo G. Francis
Lamine Kant, representante da Embaixada da Costa do Marfim junto da Diretora de Turismo da Costa do Marfim, Jennifer Curcio, oficializando a participação da Escola de Samba “Unidos de Padre Miguel” na abertura da Copa das Nações Africanas, na Costa do Marfim, em janeiro e fevereiro de 2023
Diretor de Produtos, da Cia. Aérea da Gol, recebe a Diretora da Costa do Marfim, Jennifer Curcio em seu estande junto do staff de Comunicação do país
Aqui, o Sr. Lamine Kant da Embaixada marfinense no Brasil; e a representante do Escritório de Turismo e Lazer do país, Jennifer Ceres, com o staff da escola de samba “Unidos de Padre Miguel” oficializando a participação da escola na abertura da Copa das Nações
O staff da Costa do Marfim celebra o sucesso do país durante a sua participação na ABAV Expo 2023
Delegação marfinense posa ao lado de Magda Nassar, atual presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV)
A delegação marfinense anunciou durante a ABAV Expo 2023, a participação da escola de samba “Unidos de Padre Miguel” na cerimônia de abertura da Copa das Nações Africanas e exaltou a contribuição de todos os profissionais que promovem o país no Brasil
Créditos Fotos: Rafael Arantes e Thais Brum/ Divulgação