O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lança no próximo dia 12 de agosto, o livro A Vila que descobriu o Brasil: A incrível história de Santana de Parnaíba (Editora Geração, 288 páginas, R$ 44,90). Resultado do trabalho de oito anos de pesquisa, que envolveu viagem a Portugal e a análise de uma vasta bibliografia, a obra mostra como a cidade, na ocasião um pequeno povoado às margens do Rio Tietê, foi fundamental para as Bandeiras e a expansão do território sob o domínio dos portugueses, que resultou na formação do Brasil.
O livro foi prefaciado pelo jornalista e escritor Audálio Dantas, vencedor de Livro do Ano de Não Ficção do Prêmio Jabuti 2013. Em sua definição, “Ricardo Viveiros narra a fascinante história de Parnaíba com a preocupação do repórter atento que sempre foi. Ele é, como todo bom repórter, um caçador de histórias, do tipo que é capaz de ir até o fim do mundo para contar o que viu. De certa forma, um tipo de bandeirante da informação”.
Em quase 300 páginas, o autor refaz, literalmente, o caminho desde Portugal até Pindorama (como os índios chamavam o Brasil), de Porto Seguro (Bahia) até Santana de Parnaíba (São Paulo) e, dela, alcança as fronteiras de todo o País. “Foram muitas e impressionantes as constatações feitas. A principal é que partindo de Santana de Parnaíba se descobriu, efetivamente, o Brasil, fruto da coragem desbravadora de lendários bandeirantes, como: Fernão Dias Pais Leme, Raposo Tavares, Bartolomeu Bueno da Silva (o “Anhanguera”), Borba Gato e Domingos Jorge Velho”, resume Viveiros.
SERVIÇO
Lançamento do livro “A vila que descobriu o Brasil: a incrível história de Santana de Parnaíba”,de Ricardo Viveiros, pela Geração Editorial.
Data: 12 de agosto de 2014.
Local: Livraria Cultura, Shopping Iguatemi (Av. Brig. Faria Lima)
Horário: a partir das 19 horas.