Jardines del Rey continua como pilar turístico de Cuba

0
11

Havana (Prensa Latina) A região dos Jardines del Rey, em Cuba, continua até hoje como um dos lugares mais atraentes para os viajantes que vêm a este arquipélago.

Constitui um espaço muito natural e com muitos confortos. A zona centro-norte de Cuba abrange uma zona de chaves com grande desenvolvimento turístico baseado nos encantos da natureza, cenário emblemático e amplamente conhecido no mundo.

É a quarta região de desenvolvimento recreativo do país na época devido à sua capacidade hoteleira (atrás de Havana, Varadero e Holguín).

Esse nome, Jardines del Rey, que se tornou uma marca, reúne várias chaves com potencial turístico no arquipélago Sabana-Camagüey, e este batismo se deve ao explorador espanhol Diego Velázquez, que entre 1513 e 1514 quis homenagear o rei Fernando o Católico desta forma.

Portanto, esse nome foi o nome oficial daqueles locais até o início do século XX.

Local abandonado, frequentado na época apenas por carvoeiros e pescadores com assentamentos temporários, tornou-se um local ideal para umas férias perfeitas.

Foi também um local imortalizado pelo escritor americano Ernest Hemingway no livro Ilhas do Golfo, e onde até este autor perseguiu submarinos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Cayo Coco é a quarta maior ilha do arquipélago cubano e eixo principal da zona, cujo nome se deve ao pássaro Coco ou Íbis da Floresta, branco e de bico curvo.

Mas há também as chaves Guillermo, Cruz e Paredón Grande, incluídas nos planos de desenvolvimento turístico com potencial de até 22 mil quartos.

Cayo Coco tem 370 quilômetros quadrados e 22 quilômetros de praia, enquanto Cayo Guillermo tem 13 quilômetros quadrados e quase seis praias, incluindo Pilar, com a maior duna de areia do Caribe (15 metros de altura), segundo relatórios oficiais.

Paredón Grande, a outra chave da região, possui oito quilômetros de praias, e a quarta mais importante é Antón Chico. Nestes locais existem mais de 200 espécies de aves, símbolo do Flamingo Rosa, e uma flora com cerca de 385 espécies, incluindo 28 endémicas.

As praias são o principal atrativo do local com um total de 38 quilômetros de extensão, e apesar de estreitas, suas águas são cristalinas e o fundo do mar é baixo.