João Goldmeier/Melhores Destinos
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) anunciou agora há pouco que foi vendida para a Baufaker Consulting, empresa financeira controlada e administrada por brasileiros. O anuncio foi feito por meio de um comunicado interno divulgado na noite desta quarta-feira assinado pelo CEO da ITA Adalberto Bogsan.
O documento diz que o novo acionista “concentra esforços na capitalização da empresa, na reorganização e manutenção do grupo de colaboradores e executivos”. Leia o comunicado na íntegra:
Apesar da notícia, os obstáculos para uma retomada não são pequenos. Segundo o jornal O Globo, a dívida da Itapemirim com aeroportos, empresas de leasing de avião, fornecedores, agências de turismo, funcionários, passageiros e com o próprio Grupo Itapemirim chega a R$ 180 milhões. Além disso ela perdeu seu certificado de operador aéreo e terá que refazer todo o processo de obtenção do zero.
O ceticismo também se justifica pela empresa que comprou a Itapemirim. A Baufaker Consulting tem capital social declarado de apenas R$ 100.000 e sede em um co-working em Taguatinga/DF.