Havana Velha, um Patrimônio da Humanidade preservado e que encanta

0
43

Da redação da Revista Pelo Mundo*

Em 1982, o centro histórico de Havana foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, impulsionando a preservação da cidade. O projeto liderado por Eusebio Leal visava restaurar Havana não como uma cidade-museu, mas como uma cidade viva, autêntica e habitada. O Escritório do Historiador de Havana Velha, fundado para coordenar esses esforços, desempenha um papel crucial na restauração e revitalização da área. Além de restaurar patrimônios e reconstruir casas, o Escritório promove programas culturais e sociais, como danças ao ar livre, oficinas de artesanato, aulas de literatura e canto, e um programa de residências para idosos.

Havana Velha é vista como um símbolo da identidade cubana, reunindo uma diversidade cultural e social significativa. Após a Revolução Cubana, a reforma urbana de 1960 transferiu a propriedade das casas para as famílias que antes pagavam altos aluguéis, transformando muitos locatários pobres em proprietários. O desafio atual é a manutenção desses edifícios antigos para que as famílias possam continuar a viver neles.

Leal ao seu tempo

Eusebio Leal, um dos mais importantes intelectuais de Cuba, costumava dizer que “só se pode ir para o futuro a partir do passado”. Autodidata, começou a trabalhar no governo municipal aos 16 anos e foi orientado pelo historiador Emilio Roig. Aos 32 anos, ingressou na Universidade de Havana e se formou em história em 1974, obtendo seu doutorado.

Leal era conhecido por sua paixão pela preservação do patrimônio histórico de Havana. Uma de suas histórias mais famosas é quando, na década de 1970, se deitou em frente a uma escavadeira para impedir a remoção de pedras históricas de uma rua. Seu trabalho mais notável foi a restauração do Capitólio Nacional, o antigo parlamento de Cuba, construído em 1928, mas abandonado após a revolução até sua recuperação em 2019, em meio às comemorações do 500º aniversário de Havana.

O legado de Leal é mantido pela Rede de Escritórios do Historiador e Conservador de Cidades Patrimoniais. Uma estátua de bronze de Leal, criada por José Villa Soberón, foi inaugurada em 2021 no primeiro

Uma breve história de Cuba - Um Pouquinho de Cada Lugar

História

A área onde hoje se situa Havana foi conhecida pelos colonizadores espanhóis em 1514 como Villa de San Cristóbal de lá Habana, mas a localização atual, junto ao porto de Carenas, foi estabelecida em 1520, ano oficial de sua fundação.

Conhecida como “A Cidade das Colunas” pelo escritor Alejo Carpentier, Havana tem uma área metropolitana de mais de 750 km² e incluiparticular bairros como El Vedado, El Cerro, La Víbora, Miramar, Marianao, e Santos Suárez. No século XVII, tornou-se uma das mais importantes cidades das Caraíbas e um centro de construção naval. Seu centro histórico apresenta uma interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos, além de um conjunto homogêneo de casas es com arcadas, varandas, portões e pátios.

Havana International Ballet Festival Cuban Cultural Travel

Cultura

Havana é palco de importantes eventos culturais internacionais, como o Festival de Ballet de Havana, o Festival do Novo Cinema Latino-Americano, o Festival de Jazz Plaza e o Festival Internacional de Guitarra Leo Brouwer. A cidade, que inspirou poetas, literatos e músicos, é a terra natal do poeta e escritor modernista José Martí, que dá nome ao Aeroporto Internacional José Martí.

Conhecida como a chave do Novo Mundo devido à sua localização estratégica, Havana sediou os Jogos Pan-Americanos em 1991. O centro histórico de Havana e suas fortificações foram incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1982. Em janeiro/fevereiro de 2015, a Plaza San Francisco de Asís recebeu a maior exposição de arte ao ar livre de Cuba, os United Buddy Bears, atraindo cerca de 2 milhões de visitantes.

TELÉGRAFO AXEL HOTEL LA HABANA (HAVANA, CUBA): 545 fotos e 17 avaliações -  Tripadvisor

Gran Teatro de la Habana Alicia Alonso – Foto de Gran Teatro de La Habana,  Cuba - Tripadvisor

Museo de la Revolución, Cuba

Passeio do Prado

Arquitetura

Colonial e Barroco

Catedral de Havana

Durante o período colonial, Havana foi um importante ponto de transbordo entre o Novo Mundo e a Europa, trazendo grandes riquezas para Cuba. Como resultado, tornou-se a cidade mais fortificada das Américas, com exemplos arquitetônicos significativos como a Fortaleza de San Carlos de la Cabaña (1558-1577) e o Castelo del Morro (1589-1630), que protegia a entrada da Baía de Havana.

Havana Velha também foi cercada por uma muralha defensiva construída entre 1674 e 1767. A cidade já havia se expandido além desses limites com o surgimento do bairro de “Centro Habana”. A arquitetura colonial de Havana mostra influências mouriscas, espanholas, italianas, gregas e romanas. O Convento de Santa Clara (1638) exemplifica o Barroco espanhol, enquanto a Catedral de Havana (1748-1777) é o melhor exemplo do Barroco cubano, situada na “Plaza de la Catedral”. Ao redor da catedral, estão os palácios dos Condes de Casa-Bayona (1720-1746), Marqueses de Arcos (1746) e Marqueses de Águas Claras (1751-1775).

Neoclássico

A arquitetura de Havana deve muito às arcadas rítmicas construídas por imigrantes espanhóis, com pátios interiores inspirados em Sevilha, Cádis e Granada. O Neoclassicismo marcou os novos edifícios da cidade, trazendo avanços como gás canalizado, iluminação pública em 1848 e ferrovia em 1837. No final do século XVIII, o aumento da produção de açúcar e café influenciou o desenvolvimento arquitetônico, com muitos ricos havaneses adotando o estilo francês, como visto no Palácio de Aldama (1844), um exemplo do Neoclassicismo residencial.

Em 1925, Jean-Claude Nicolas Forestier, chefe da planificação urbana de Paris, colaborou com arquitetos locais para harmonizar o estilo clássico com a paisagem tropical, influenciando significativamente a cidade, apesar de muitas de suas ideias não terem sido implementadas devido à Grande Depressão. No início do século XX, Havana cresceu rapidamente, com estilos arquitetônicos influenciados pelo exterior, destacando-se o Neoclassicismo no distrito de El Vedado, iniciado em 1859.

Art Nouveau, Art Deco e Eclético

Edificio Bacardí, La Habana

Edifício Bacardí

No início do século XX, Havana e Buenos Aires eram as maiores e mais importantes cidades da América Latina em termos de arquitetura. Durante o período de “vacas gordas”, surgiram edifícios de influência internacional em estilos como Art Nouveau, Art Déco e Eclético. Os subúrbios de Miramar, Marianao, Vedado e Playa se desenvolveram, com Miramar se tornando um bairro luxuoso e diplomático após 1959.

Exemplos notáveis de Art Nouveau incluem o Terminal Central de Caminho de Ferro (1912), a Universidade de Havana (1906-1940) e o Capitólio (1926-1929), cuja cúpula de 62 metros era o ponto mais alto da cidade. O edifício López Serrano (1932), inspirado no Rockefeller Center, foi o primeiro arranha-céu de Cuba. O Edifício Bacardi (1930) é o maior exemplo de Art Déco, próximo ao Hotel Nacional (1929-1930), construído em colaboração com os Estados Unidos.

Após a revolução cubana, surgiram importantes obras com um estilo diferente, como o Palácio das Convenções, que mistura arquitetura colonial com influências soviéticas. A partir de 1995, novos hotéis como o Melia Cohiba, o Panorama e o Melia Habana foram construídos, destacando-se por suas linhas retas e uso de vidro, metal e concreto.

O Modernismo

HOTEL ROC PRESIDENTE HAVANA 4* (Cuba) - de R$ 384 | iBOOKED

Avenida dos presidentes (Calle G) em El Vedado

Na década de 1940, Havana, similar a Las Vegas, se desenvolveu como destino de jogos e festas em praias ensolaradas, atraindo delinquentes e gangsters. Muitos edifícios de escritórios, complexos de apartamentos e hotéis, aprovados por Fulgencio Batista, alteraram dramaticamente a paisagem urbana. O modernismo transformou a cidade, especialmente em edifícios individuais de alta qualidade, exemplificados pelo “Habana Libre” (1958), anteriormente conhecido como “Habana Hilton Hotel”.

Edifícios modernos no Malecón

Arquitetos renomados como Walter Gropius, Richard Neutra e Oscar Niemeyer influenciaram a arquitetura de Havana, com fortes influências de Le Corbusier visíveis. O Edificio Focsa (1956), em El Vedado, exemplifica o domínio econômico estrangeiro, sendo um complexo de 39 andares com 400 apartamentos, garagens, escola, supermercado e restaurantes. Era a estrutura de concreto armado mais alta do mundo na época de sua construção.

O Hotel Riviera (1957), desenhado por Irving Feldman, destaca-se no Malecón como um edifício angular e futurista, sendo o maior casino-hotel fora de Las Vegas. O Hotel Habana Hilton (agora Habana Libre), inaugurado em 1958, superou todos os hotéis anteriores em tamanho.

Clima

Havana possui um clima tropical, com influência do mar devido à passagem da corrente do Golfo, mantendo as águas do Caribe aquecidas. As temperaturas mínimas podem chegar a 2,0 °C em locais como Santiago de las Vegas. A precipitação é alta em setembro e outubro, com furacões geralmente causando danos mínimos à cidade e à população. No verão, a cidade recebe muitos visitantes locais e estrangeiros, enquanto durante o Natal há uma alta temporada de turismo. Existem tradições sazonais, como nadar na primeira chuva de maio para atrair sorte, e mulheres grávidas evitando sair de casa durante eclipses.

Casa Clara De Havana, Cuba Do Forte Da Cabana Do La E Do Castelo De Morro  Imagem de Stock - Imagem de cuba, marco: 153519881

Turismo

Havana é repleta de fortificações e estruturas antigas, em sua maioria neoclássicas, que atraem turistas de todo o planeta.

Museu da Revolução, antigo Palácio Presidencial: Antes de se tornar um museu, o palácio foi o centro do poder político cubano, servindo como residência oficial dos presidentes do país. Atualmente, a edificação abriga uma vasta coleção de artefatos, documentos e exposições relacionadas à história da Revolução Cubana de 1959, liderada por Fidel Castro e Che Guevara.

Fortaleza de San Carlos de La Cabaña: Localizada a leste da baía, La Cabaña é a maior fortaleza erguida pela Espanha nas Américas. Hoje em dia, ela serve como sede principal de eventos importantes, como a Feira Internacional do Livro e a Bienal de La Habana.

Capitolio Nacional: Erguido em 1929 com o propósito de abrigar o Senado e a Câmara dos Representantes, o Capitolio Nacional foi a sede do governo cubano até a Revolução de 1959. Sua imponente cúpula é visível de grande parte da cidade. No interior, encontra-se a Estatua de la República, representada pela deusa grega Atena. Hoje, o edifício abriga a Academia de Ciências.

Castillo del Morro: É uma pitoresca fortaleza localizada na entrada do porto de Havana.

Cemitério de Colón: Conhecido como o maior e mais famoso cemitério das Américas, destacando-se pela beleza de suas esculturas e sua importância histórica.

La Calle 23 en el Vedado: Uma das principais ruas de Havana, a Calle 23 começa em El Malecón e atravessa vários ministérios, como os da Saúde Pública e do Trabalho. Ao longo do percurso, passa pela famosa Sorveteria Coppelia, conhecida como a Catedral do Sorvete, além de vários hotéis, clubes e discotecas, atraindo uma grande quantidade de jovens nos fins de semana.

Catedral Ortodoxa: Projetada pelo arquiteto russo Alexei Voronsov, é um edifício monumental de estilo bizantino. Concluída em 2008, cobre uma área de 1.200 metros quadrados. No topo, encontra-se a igreja, com capacidade para quinhentas pessoas, acessível por degraus de granito.

Ciudad Deportiva: Localizado na esquina da Avenida Boyeros e da Vía Blanca, foi casa de inúmeros eventos esportivos, políticos, educacionais e culturais. Possui também um complexo de estádios e piscinas.

La Fuente Luminosa: Localizada em uma grande rotatória entre a Calle 26, a Vía Blanca e a Avenida de Rancho Boyeros.

Museo Nacional de Bellas Artes: Dedicado à arte cubana e universal, conserva o principal patrimônio artístico do país.

Economia

Havana se desenvolveu economicamente devido à sua localização estratégica como um importante ponto comercial no Novo Mundo. Inicialmente, a cidade prosperou na indústria açucareira e no comércio de escravos, e mais tarde se tornou um destino turístico famoso após a independência de Cuba.

Apesar dos esforços para descentralizar a produção industrial, Havana ainda concentra grande parte da produção nacional, especialmente na indústria leve, alimentos, veículos, bebidas alcoólicas, têxteis e tabaco. Embora outros portos tenham se desenvolvido, Havana continua sendo o principal porto de Cuba.

Após a crise econômica do “Período Especial”, o turismo experimentou um crescimento exponencial, tornando-se uma fonte vital de receita. Na década de 1980, um Polo Científico foi estabelecido na cidade, focado em biotecnologia.

Havana também está testemunhando um aumento no setor de serviços, com a presença de várias marcas internacionais, revitalizando áreas comerciais antigas.

 

Transporte rodoviário

Antigamente, Havana era reconhecida por sua eficiente rede de transporte público, incluindo ônibus e táxis. Em 1921, foi proposto um sistema de metrô inspirado no modelo de Nova Iorque.

Em 2007, a rede de transporte foi modernizada com a implementação de um novo sistema baseado em Metrobus, com 17 rotas de longa distância, e Metropolitan Omnibus, com 102 rotas adicionais.

 

Aéreo

Em 1927, a Pan-American Airlines realizou o primeiro voo internacional dos EUA para Havana. Em 1946, a rota “La Ruta de Colon” ligou Havana a Madrid. O Aeroporto Internacional José Martí é o principal terminal aéreo da cidade, com voos diretos para muitos destinos na América e Europa. A Cubana de Aviación é a principal companhia aérea cubana, e outras, como a AeroCaribbean e Aerogaviota, também operam na região. Além disso, Havana possui outros aeroportos menores, como o “Ciudad Libertad”, Managua e Baracoa, destinados principalmente às forças armadas e voos nacionais.

Interior dos novos trens chineses. Foto: Elton Nápoles Núñez.

Ferroviário

Havana desempenha um papel central no transporte ferroviário cubano, tanto para carga quanto para passageiros. Além disso, a cidade é um importante centro de produção de bens essenciais, como aço e equipamentos industriais. Recebe grandes carregamentos de alimentos, cimento e minerais para as indústrias locais. Embora o transporte de passageiros ainda se recupere da crise do final do século XX, acordos foram firmados com vários países para reparar as vias e adquirir novos equipamentos. As principais estações ferroviárias são a “Estación Central de Ferrocarriles” e a “Estación La Coubre”.

Fotos: Tripadvision, Prensa Latina e arquivo Pátria Latina

*Com informações do Brasil de Fato, Prensa Latina e Pátria Latina