Halong Bay (Baía de Ha Long) é um dos cenários fascinantes que compõem o Vietnã. A baía localizada no nordeste de Hanói, há cerca de 3h da capital, é composta por cerca de 3.000 ilhotas de calcário que se elevam das águas, sendo sem dúvidas uma das atrações principais do país.
De acordo com a lenda, (Halong Bay, que quer dizer “Onde o Dragão entra no Oceano”), quando um grande dragão que vivia nas montanhas correu até ao mar, a sua cauda cavou vales que mais tarde foram invadidos por águas, deixando apenas pedaços de terra à vista ou seja, as inúmeras ilhas que se avistam na baía.
Considerada Património Mundial da UNESCO em 1993, a baía localizada no Golfo de Tonkin, não é muito habitada e nem afetada pela presença humana. As ilhas têm inúmeras praias, grutas e cavernas, além de reunir 74 espécies exclusivas de flores e animais.
A melhor maneira de explorar todo esse cenário pelo qual a Baía é composta, sem dúvida, é de barco. Inúmeras agências em todo o Sudeste Asiático oferecem passeios dentro deste complexo, visitando os pontos turísticos mais importantes, como Surprise Cave, Titop Island, Baitu Long Bay e várias aldeias flutuantes.
Apropriados de transporte e infra-estrutura rodoviária moderna, não há dificuldade para se chegar à Baía. A maneira mais comum é pela estrada, tendo Hanói como o ponto de partida mais popular. Pode-se também optar por reservar o serviço de helicóptero, que faz o percurso em menos de 2 horas, com uma visão diferenciada do percurso.
Informações importantes
• Línguas: Vietnamita. Inglês e francês são ocasionalmente falados por profissionais do turismo
• Moeda: Dong
• Visto: Sim, na embaixada em Brasília ou pelo site http://www.vietnamvisacentre.com/
• Saúde: Certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
• Informações turísticas: http://www.vietnamtourism.com/ ou http://www.halongbaytours.com/
Embaixada oficial no Brasil:
SHIS QI 09, Conj. 10 – Casa 1 – Lago Sul – Brasília/DF
61/3364-5836