quarta-feira, 15 abril, 2026

FITCUBA 2025: Cuba deve abrir caminho para o desenvolvimento do turismo, dizem especialistas

Havana (Prensa Latina) Com a 43ª Feira Internacional de Turismo de Cuba (FITCuba 2025) se aproximando, operadores turísticos e agentes de viagens que trabalham com a ilha esperam que o evento traga melhorias e abra caminho para o crescimento econômico.

Em tempos de dificuldades financeiras, comerciais e econômicas, esta nação está otimista em realizar esta reunião de 30 de abril a 3 de maio no complexo turístico-militar Morro-Cabaña, em Havana.

Eles argumentam essa avaliação em termos de esclarecimentos, novos conhecimentos e programas que auxiliarão as negociações e permitirão a tão esperada recuperação do turismo insular, que parece estar no caminho certo, segundo relatórios do Ministério do Turismo (Mintur).

Todos os caminhos levam ao turismo em Cuba - Patria Latina

Cuba: história, cultura e guia do viajante

Os dados mais recentes mostram um aumento neste setor, embora ainda aquém dos níveis observados antes da pandemia da COVID-19, quando Cuba recebeu mais de quatro milhões de visitantes estrangeiros e esteve muito perto de atingir o recorde de cinco milhões (hoje pouco mais de dois milhões).

Na ocasião, o encontro será dedicado à China, como país convidado, e às Tradições Cubanas como Produto, enquanto o país anfitrião será a Cubatur e a transportadora oficial será a Transtur.

Encontros, apresentações, detalhes sobre o trabalho de empresas de turismo e um impulso adicional à natureza, à aventura e às viagens rurais compõem um panorama que muitos que planejam comparecer agradecem, de acordo com suas próprias opiniões nas redes sociais.

Além disso, está prevista uma reunião profissional com representantes de companhias aéreas e os Ministros do Turismo dos países membros da ALBA-TCP.

Logo após o encerramento da feira, está prevista uma visita de familiarização para profissionais e jornalistas, que incluirá locais atrativos como a província cubana ocidental de Pinar del Río, a província central de Cienfuegos, a cidade de Trinidad e o balneário de Varadero, o mais importante do país.

Mas o mais significativo deve ser as negociações, com documentos de entendimento, aproximações e cronogramas para as temporadas restantes, não apenas neste ano, mas em prazo mais longo, como já ocorreu em versões anteriores.

Dados oficiais sobre o assunto indicam que atualmente existem 84.164 quartos de hotel na ilha. Atualmente, Cuba conta com 10 aeroportos internacionais e o mesmo número de marinas, além de três terminais de cruzeiros.

Além disso, 19 empresas estrangeiras de gestão de 10 países operam neste arquipélago, administrando 57.291 quartos em 153 instalações, com a Espanha liderando e a Meliá Hotels International administrando 36 estabelecimentos.

Essa estrutura turística em constante crescimento é sustentada por um patrimônio cultural, arquitetônico e natural, com nove locais declarados Patrimônios da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Além disso, há seis Reservas da Biosfera, 17 manifestações do patrimônio cultural do país, cinco sítios do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, 227 Monumentos Nacionais, seis Sítios Ramsar (Zonas Úmidas) e 14 Parques Nacionais.

Além disso, o próprio ministro cubano do Turismo, Juan Carlos García, ilustrou que, no ano passado, 212 países enviaram turistas a Cuba.

Entre estes (como os mais relevantes) mencionou o Canadá, os cubanos que vivem no exterior, a Rússia, os Estados Unidos, a Espanha, a Alemanha, o México, a França, a Itália, o Reino Unido, a Argentina, a Colômbia, Portugal, a China, a Polónia, o Brasil, a Venezuela, a Turquia, os Países Baixos, o Panamá e a Suíça.

Tudo isso constitui um precedente favorável à FITCuba 2025 no sentido de prever possíveis novos contratos e o impulso necessário para resolver definitivamente os problemas atuais, como o avaliam muitos dos que estarão presentes na reunião.

Últimas

Único barco a vapor em funcionamento no mundo tem autorização para voltar a navegar no São Francisco

Imagem: IPHEA/Minas Gerais Segundo a Empresa Municipal de Turismo (Emutur)...

Piauí: o refúgio de natureza que o Brasil ainda está descobrindo

 Veja 10 dicas para viver estas experiências Destino ainda fora...

Sob nova direção! Aeroporto do Galeão será administrado por empresa que já opera Congonhas

Mateus Tamiozzo* O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, terá em...

Bahia! Pacotes com voos mais hospedagem para Salvador a partir de R$ 844 por pessoa!

João Goldmeier/Melhores Destinos A Bahia tem o maior litoral do...