Estudo do TripAdvisor revela aumento da satisfação de viajantes globais com estabelecimentos no País

0
200

O TripAdvisor®, maior site de viagens do mundo*, anuncia hoje um estudo que revela que a média de notas das acomodações brasileiras no TripAdvisor aumentou nos últimos cinco anos, crescendo de 3.91 em 2010 para 4.05 em 2014 (sendo a nota máxima 5). Apesar de a média do Brasil ser um pouco menor do que a global, a pesquisa mostra que essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos.

Média de notas por ano (2010-2014) 

  2010 2011 2012 2013 2014
Brasil 3.91 3.84 3.93 4.04 4.05
Mundo        4.02        4.07        4.09        4.11        4.12

Pousadas são as preferidas dos viajantes 

O estudo também mostra que a nota média de pousadas, tanto no Brasil, como no mundo, vem crescendo significantemente nos últimos cinco anos, indicando que os viajantes estão mais satisfeitos com suas experiências nesse tipo de acomodação.

 Média de notas de acomodações por ano no Brasil (2010-2014) 

2010 2011 2012 2013 2014
Pousada                           4.43 4.43                           4.41 4.40 4.37
Hotel       3.91 3.96       3.98       4.02       4.03

De acordo com a pesquisa, a nota média global das pousadas nos últimos cinco anos é 4.40, enquanto a de hotéis é 4.03. O Brasil segue essa tendência, com a nota média de classificação de pousadas sendo 4.12 e a de hotéis 3.97.

O estudo também revelou dados interessantes sobre os diferentes tipos de viajantes. Os viajantes a negócios são os mais exigentes, que concedem a classificação mais baixa para pousadas e hotéis em comparação com outros tipos de turistas. Já os casais são os mais satisfeitos, responsáveis pelas melhores avaliações para ambos os tipos de acomodações.

Uma análise do número de quartos por estabelecimentos aponta que propriedades com 25 quartos ou menos receberam a maior nota de classificação por viajantes globais entre 2010 e 2014 (4.36). No entanto, os estabelecimentos com 251 quartos ou mais também foram bem avaliados no TripAdvisor, com uma nota média de 4.05, sugerindo que os viajantes são igualmente atraídos pelas comodidades oferecidas por grandes propriedades e resorts, bem como por uma experiência mais intimista oferecida por pequenas propriedades.

Média de notas de acomodações por número de quartos no Brasil (2010-2014) 

Número de quartos Notas no TripAdvisor
<25 quartos 4.39
26-50 quartos 3.87
51-100  quartos 3.70
101-150  quartos 3.64
151-250  quartos 3.73
251+  quartos 3.90

Estabelecimentos bem avaliados atraem mais reservas de viajantes no TripAdvisor

A pesquisa também analisou uma amostra de acomodações que assinam o serviço Perfil Plus para identificar como as avaliações podem influenciar a interação do estabelecimento com o viajante. Os resultados revelaram uma correlação entre as avaliações e as solicitações de reservas por parte de viajantes pesquisando lugares para se hospedar no TripAdvisor. De acordo com o estudo, quanto maior a nota do estabelecimento, maior o número de cliques para o site do hotel ou pousada a partir dos seus contatos publicados em sua página no TripAdvisor.

Os assinantes do Perfil Plus que aumentaram suas notas para, pelo menos, 4, registraram um crescimento médio de 30% em cliques em seus contatos (número de telefone, site e ofertas especiais.

“É ótimo saber que a média das notas das propriedades brasileiras aumentou ao longo dos últimos cinco anos. Esse resultado torna mais evidente o fato de que as avaliações no TripAdvisor tornaram-se prioridade para os estabelecimentos locais. A tendência é que, com a continuação do engajamento das acomodações e um bom serviço de atendimento ao cliente, essas notas continuem a crescer”, afirmou Marco Jorge, gerente sênior de Parcerias do TripAdvisor na América Latina.

Metodologia:

O estudo analisou as tendências de classificação no TripAdvisor em mercados-chave nos últimos cinco anos – do início de 2010 ao final de 2014. Os resultados mostram que estabelecimentos bem avaliados no TripAdvisor recebem mais solicitações de reservas dos usuários do site. Foram analisadas as notas de hotéis e pousadas no TripAdvisor em mercados-chave. A nota de alguéis de temporada, restaurantes e atrações não foram identificados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here