Espanha recupera 60 por cento dos turistas internacionais

0
340

Madrid (Prensa Latina) A Espanha recuperou 60 por cento dos turistas internacionais no mês de janeiro passado, informou uma fonte oficial.

O número toma como referência o número de viajantes que chegaram nesse mesmo mês de 2020, na fase pré-pandemia, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os quase 2,5 milhões de visitantes estrangeiros são cinco vezes o número de turistas em janeiro de 2021, enquanto a despesa total investida nas suas viagens cresce 561,7 por cento face a um ano atrás, segundo o INE.

“Os dados de janeiro confirmam que o impacto da variante ômicron no turismo tem sido menor do que o esperado, embora tenha desacelerado o ritmo de recuperação”, comentou o ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto.

Aguardando para ver como a guerra na Ucrânia pode afetar os fluxos turísticos nos próximos meses, o governo da Espanha já está trabalhando para encontrar alternativas para uma possível ausência de turistas russos nesta alta temporada em nossos destinos mais expostos a este mercado, como é o caso da Catalunha, especificou.

O relatório indica que este ano começou com o Reino Unido como o primeiro mercado emissor, graças ao relaxamento dos requisitos de saúde para viajar entre os dois países.

Os 363.150 turistas que chegaram em janeiro representam um aumento de 1.461,3% em relação ao mesmo mês de 2021.

França e Alemanha são os seguintes países com mais turistas a visitar Espanha, com 347.955 e 282.280, respetivamente.

O relatório também destacou que as Ilhas Canárias são o principal destino espanhol no momento, com 759.765 turistas internacionais (30,6 por cento do total), seguido pela Catalunha, com 463.661 turistas, e Andaluzia, com 323.896.

Aqueles que viajam para as Ilhas Canárias são principalmente britânicos e alemães, para a Catalunha francesa e de outros países europeus e para a Andaluzia britânica e holandesa.

Relativamente à despesa média, o INE salientou que o tempo de permanência dos turistas em janeiro supera os níveis pré-pandemia.

A média chega a 1.217 euros contra 1.155 em janeiro de 2020, enquanto a permanência dura até 9,9 dias, quando há dois anos eram oito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here