É bastante comum ver pessoas que viajam para os mais diferentes lugares tendo o avião como meio de transporte e, quando chegam ao destino, ficam em dúvida se vale a pena locar um automóvel, comprar os pacotes de city tour ou se deslocar de táxi para conhecer as belezas que o local oferece.
Enquanto o serviço de táxi é caro e os city tours permitem pouca ou nenhuma maleabilidade nos roteiros, o aluguel de automóveis no Brasil já apresenta preços mais atrativos, proporciona maior versatilidade na hora de decidir a programação e ainda flexibiliza o tempo de permanência em cada atração.
“A locação de carros oferece uma experiência única, pois o viajante pode organizar seu próprio roteiro sem depender de horários, mas é importante se atentar para alguns cuidados”, salienta Vivian Almeida, gerente comercial da Rentcars.com.
Veja 10 pontos que requerem atenção do turista na hora de locar um carro, segundo a Rentcars.com.
- Quem pode alugar um carro? No Brasil, a idade mínima é de 21 anos e com habilitação permanente há pelo menos dois anos. Há locadoras que aceitam condutores entre 18 a 21 anos, mas pode haver cobrança adicional.
- Qual habilitação o viajante precisa ter? É necessário apresentar a carteira de habilitação do condutor equivalente à categoria do veículo.
- Quem vai dirigir o carro? É importante cadastrar todos os motoristas que dirigirão o carro. Caso aconteça um acidente com uma pessoa não habilitada, o seguro pode se negar a assumir o sinistro.
- Qual proteção devo contratar? O cliente pode optar pela proteção obrigatória (básica), caso esteja fazendo uma viagem econômica. Mas, para a própria segurança, a dica é optar pelo seguro total, que oferece cobertura para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem a necessidade de pagar franquias.
- Quilometragem livre ou restrita? É importante verificar o plano de quilometragem – para viagens longas é mais vantajoso não limitar.
- A locadora oferece cadeirinha? Se a viagem tiver crianças, não se esqueça de solicitar a cadeirinha adequada para cada idade. Pode haver cobrança extra.
- Posso devolver o carro em local diferente do da retirada? Normalmente pode, mas é preciso verificar se existe a cobrança de taxa adicional.
- Posso atrasar na hora de devolver o veículo? Normalmente não, mas há locadoras que permitem o atraso. É importante questionar a política da empresa eleita para a sua viagem.
- Posso devolver o carro com tanque vazio? É possível, mas o preço cobrado pelo combustível normalmente não compensa. Então é melhor passar no posto e encher o tanque antes de devolver o carro.
- Vistoria no veículo: Faça uma vistoria no veículo antes da retirada, pois avarias apresentadas no momento da entrega serão cobradas do locador.
Mais informações em www.rentcars.com