Cuidado com as selfies! Cidade italiana cria multa de R$ 1.515 para turistas que demorarem para tirar fotos

0
248

Daniel Akstein Batista

Melhores Destinos – Você já imaginou ser multado só porque demorou muito para tirar uma foto de um ponto turístico em sua viagem? Parece loucura, mas é exatamente isso o que pode acontecer com os turistas que visitarem Portofino, uma cidadezinha na Itália.

Portofino é uma das principais vilas da chamada Riviera Italiana, localizada na região da Ligúria, a cerca de 40 quilômetros de Gênova. Nos últimos meses, tem recebido milhares de turistas que querem ver as construções antigas da cidade, as casinhas coloridas e toda a sua beleza natural.

Mas, devido à superlotação dessa vila de pescadores que não tem mais do que 600 habitantes, a prefeitura determinou uma regra para evitar que os turistas atrapalhem o trânsito e o acesso aos serviços de emergência: quem ficar muito tempo parado em alguns pontos específicos para fazer selfies e imagens será multado.

O prefeito Matteo Viacava afirmou que os turistas que param para tirar fotos estão causando um ‘caos anárquico’ na cidade. Parece exagero, mas Portofino agora tem duas zonas vermelhas, onde os turistas não podem ficar parados tirando fotos.

“O objetivo não é tornar o local mais exclusivo, mas permitir que todos possam desfrutar da nossa beleza. Queremos evitar situações perigosas causadas pela sobrelotação”, disse o prefeito ao jornal The Times.

Crédito: Hector John Periquin – Unsplash

A multa é bem salgada: 275 euros, ou R$ 1.515 na cotação atual. A medida valerá diariamente até 15 de outubro, com a penalidade sendo aplicada para quem ficar parado fazendo fotos de manhã até às 18h nas duas áreas estabelecidas.

O período corresponde ao verão e outono europeu, quando há um fluxo maior de cruzeiros na região. Então fica o alerta: se tiver uma viagem para a Itália e quiser visitar Portofino, muito cuidado com as fotos! Faça a imagem rapidinho para não sair com dor no bolso.