O público da terceira idade no Brasil está aproveitando bem o tempo livre para viajar. Isso é o que demonstra pesquisa* do Skyscanner, líder global em busca online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, realizada pelo Conectaí, braço digital do Ibope Inteligência, que mostra que, 61% dos entrevistados com mais de 55 anos planejam viajar mais em 2015 do que no ano anterior.
Segundo o Ministério do Turismo, que corrobora essa tendência, viajantes com mais de 60 anos fizeram pelo menos 18 milhões de viagens no ano passado, um aumento de 11% nos últimos quatro anos. De acordo com seu boletim mensal que mede a intenção de viagem do brasileiro, 32% dos idosos estão dispostos a arrumar as malas nos próximos seis meses. Entre o público que têm até 35 anos, a intenção de viajar se reduz a 22% no mesmo período.
Para o médico geriatra Dr. Frederico Berardo, um dos motivos desse aumento de pessoas da melhor idade viajando é que hoje elas possuem mais tempo para se dedicarem ao que gostam, poder aquisitivo e liberdade de escolha, principalmente para planejar a viagem que sempre desejaram. “A população da terceira idade no Brasil está crescendo, assim como o acesso às informações gerais relacionadas a destinos bacanas, hotéis diferenciados, entre outros. A vantagem de viajar nessa fase da vida é que as pessoas curtem mais o destino escolhido, selecionam melhor o acompanhante, e por serem mais maduras e experientes, não cometem excessos”, conta o Dr. Frederico da Premium Care Clínica de Longa Duração.
A pesquisa do Skyscanner aponta ainda que quando questionados sobre os principais motivos pelos quais gostam de viajar, 69% dos entrevistados respondem que viajam para conhecer novos lugares, enquanto 51% dizem que viajam para relaxar e 46% mencionam o contato com novas culturas como principal motivação.
*Pesquisa realizada no painel online CONECTAí, com mais 1000 participantes em todas as regiões do Brasil, homens e mulheres, a partir de 16 anos de idade