Ottawa, 6 de outubro (Prensa Latina) O portal digital Wheels Up Network destaca hoje as medidas de segurança que as autoridades turísticas estão implementando no resort de Varadero, Cuba, um destino favorito dos canadenses, para receber visitantes a partir de 15 de outubro.
Com muita cautela, foi criado um corredor nas principais estradas da Península de Hicacos, onde a cidade está localizada, e dentro dessa área os turistas poderão escolher entre vários hotéis quatro e cinco estrelas, um campo de golfe, dois portos, um dolphinarium, dois shopping centers, assim como restaurantes e outros serviços.
Passeios e excursões estarão disponíveis dentro da área aprovada, incluindo esportes aquáticos, atividades aquáticas, passeios no ônibus turístico de dois andares, ciclomotores, bicicletas e aluguel de carros.
Lessner Gomez, diretor do Escritório de Turismo de Cuba-Toronto, disse que a principal prioridade do país ‘é a segurança de nossos clientes e funcionários, portanto, nesta fase inicial, a mobilidade dos turistas e a variedade de excursões será limitada à área aprovada, o que significa que os visitantes não poderão sair dessa área segura’.
Os turistas não estão autorizados a visitar o resto da ilha e os locais não terão permissão para entrar na área turística. Portanto, todos os clientes que viajam para o destino devem levar consigo uma reserva de hotel; os passageiros que chegam somente por via aérea são aceitos neste momento em Cuba, acrescentou o executivo.
De acordo com os protocolos de segurança em vigor, a fim de evitar o manuseio de dinheiro, todos os serviços serão pagos com cartões de crédito ou débito de bancos canadenses; os hotéis incluirão uma equipe médica composta por um médico, uma enfermeira e um epidemiologista especializado, que cuidará da saúde dos hóspedes durante toda a sua estadia.
Na declaração, as autoridades cubanas anunciaram que o Aeroporto Internacional Juan Gualberto Gomez em Varadero está pronto para retomar os vôos operacionais e todos os protocolos de segurança estão em vigor.
Nesta etapa, o teste PCR gratuito é mantido quando os clientes chegam ao terminal aéreo. Eles devem viajar com seguro para o Covid-19, e se isso não for possível, devem adquirir a cobertura do seguro médico cubano no aeroporto na chegada, a um custo de US$30.
A situação é muito fluida, disse Gomez, desejamos que chegue o momento em que esta zona de segurança seja expandida para incluir mais hotéis e mais serviços, mas agora estamos felizes em abrir Varadero, um dos destinos preferidos dos canadenses.
Todos os principais operadores turísticos do norte do país incluíram Cuba como parte de seus programas de outono e inverno, com mais partidas começando em novembro, de acordo com o diretor do Escritório de Turismo da ilha do Caribe.
A empresa Air Canada se expandiu desde o final de setembro para Cuba com um vôo adicional de Toronto para Cayo Coco, apreciado como um destino seguro, de acordo com declarações recentes da embaixadora da ilha neste país, Josefina Vidal.
Através de sua conta oficial no Twitter, o diplomata destacou as vantagens da maior das Antilhas e a segurança que ela oferece aos viajantes.