Quinta edição da Bolsa Turística dos Destinos Gaviota 2023 é marcada pela receptividade e profissionalismo característicos do povo cubano
A “Quinta Bolsa Turística dos Destinos Gaviota 2023”, realizada em Cuba, se traduziu em uma edição histórica para fomentar ainda mais o turismo no país e promover os novos roteiros cravados no caribe cubano: Cayo Paredón Grande e Cayo Cruz
Elevando ao grau máximo as referências sobre o turismo cubano, a “Quinta Bolsa Turística dos Destinos Gaviota 2023” reuniu 1450 agentes de 43 países, além da imprensa internacional e o trade parceiro – grandes cadeias de hotéis, receptivos conceituados, companhias aéreas e outros – mostrando inovação e legado nos produtos e serviços oferecidos pelo turismo do país.
Viagem de negócios e de essência
Desenhado por praias de areia branquíssima e águas cristalinas em tom verde-azul ado, a essência do caribe cubano serviu como cenário perfeito para a reunião de profissionais do mundo todo, que vieram prestigiar, se atualizar e trabalhar na conceituada “Quinta Bolsa Turística dos Destinos Gaviota 2023”. De programação intensa, o encontro teve como foco divulgar ainda mais as belezas naturais e as riquezas culturais de Cuba, oferecendo verdadeira capacitação sobre os principais atrativos da ilha e sobre os novos roteiros e equipamentos turísticos recém-lançados em Cayo Paredón e Cayo Cruz (Jardines del Rey), como os hotéis Vila Galé Cayo Paredón e Valentin Cayo Cruz.
Trabalho conjunto e a força do turismo
De projeção internacional, o evento de cinco dias corridos contou com a presença do Ministério do Turismo de Cuba, além autoridades locais, grandes redes hoteleiras e 1450 agentes de viagem de 43 países, que puderam participar de uma verdadeira imersão turística. Somente do Brasil, o FAMCUBA 2023, promovido pela Sanchat Tour – prestigiada operadora, pioneira na realização de viagens entre Brasil e Cuba, que opera há mais de 40 anos no mercado – em parceria com o grupo mexicano Azabache, levou 105 agentes. México, Argentina, Equador, Colômbia, Chile, Portugal, Coreia do Sul e Índia ajudaram a compor o mapa dos inúmeros países representados por seus profissionais.
Capacitação e pluralidade na edição 2023
Apresentações sobre as principais cadeias hoteleiras da região (Cayo Paredón, Cayo Cruz, Cayo Coco e Cayo Guilhermo), visitas técnicas aos principais hotéis de Cayo Paredón e Cayo Cruz, inauguração oficial do Vila Galé Cayo Paredón Grande (resort cinco estrelas all inclusive), onde ficamos hospedados, e um tour exclusivo por pontos turísticos da ilha, como a excursão marítima Crucero del Sol (Marina de Cayo Coco), marcaram a viagem dos profissionais que puderam compreender mais profundamente a alma, o coração e as oportunidades de negócios que o turismo cubano pode oferecer. Durante a viagem, que seguiu de 17 a 22 de outubro, ocorreu um tour completo pela capital do país, Havana; duas superfestas com shows ao vivo, que aconteceram tanto a de abertura no Farol de Cayo Paredón (dia 18 de outubro) quanto a de encerramento no Hotel Vila Galé Cayo Paredón (dia 22 de outubro) também marcaram de forma singular a experiência deste encontro.
Aqui no Brasil, o FAMCUBA 2023 – possível, como dito anteriormente, graças à Sanchat Tour Operadora – resultou em um grupo uníssono e com grande interesse por Cuba. Amarildo Limah, Gerente Comercial da Sanchat Tour, que também acompanhou o grupo, explicou que essa é a grande retomada da empresa – que tem sua própria equipe de receptivos em Cuba – e que a participação nesse evento grandioso se dá, principalmente, para incentivar os agentes e parceiros a conhecerem ainda mais o país e seus novos roteiros. “Estamos tendo o privilégio de colocar em nosso portfólio os novos destinos do caribe cubano (Cayo Paredón e Cayo Cruz) e ainda participar da inauguração do Vila Galé Cayo Paredón, como sendo o primeiro grupo a se hospedar no hotel. Além disso, estamos reunidos com profissionais do mundo inteiro para essa troca de informações valiosa. Agora, é trabalhar o destino no Brasil para que mais brasileiros o conheçam”.
Atrativos espetaculares
Durante a cerimônia de abertura do “Quinta Bolsa Turística dos Destinos Gaviota 2023”, o Ministro de Turismo de Cuba, Juan Carlos García Granda, falou ao nosso portal. Granda destacou a importância desse grandioso evento e ressaltou o quão importante economicamente o turismo é para Cuba e o quanto ainda tem muito a oferecer para a economia do país e para os turistas do mundo inteiro, sempre com foco na preservação do meio ambiente e no crescimento sustentável.
No seu discurso, ele detalhou: “Reforçamos o compromisso e o profissionalismo de cada um de nós com o turismo dentro e fora de Cuba. (…) Sabemos da relevância do turismo em nossa economia – e especialmente em nosso governo atual, que permitirá avançar nas metas estipuladas não apenas para esta temporada, mas para todo o próximo ano; e com isso teremos muito êxito. Aproveito a importância deste momento para reforçar o nosso mais sincero e comprometido apoio para juntos continuarmos seguindo para o desenvolvimento do turismo de Cuba. Desejamos a todos muito êxito e frutíferos intercâmbios nesta jornada que se inicia aqui”.
A apresentação dos novos roteiros (Cayo Paredón e Cayo Cruz), com a inauguração de dois novos resorts, também foi pauta do ministro, que exaltou a beleza natural da região e a variedade de atrativos turísticos. “Quanto ao Brasil, temos uma grande afinidade e semelhança com o país em muitos aspectos. Será uma grande satisfação receber ainda mais brasileiros interessados em descobrir as nossas riquezas e belezas”, enfatizou Granda.
Destino completo e plural
Foi também durante a cerimônia de abertura, que o presidente do Grupo Turístico Gaviota, Carlos Latuff, explicou mais detalhadamente à imprensa as atuações do Grupo Gaviota, responsável pelo turismo de Cuba, que possui uma grande infraestrutura para receber turistas internacionais. “São mais de 100 hotéis, agências de viagem, marinas, serviços de transporte, receptivos, excursões terrestres e marítimas…”, explicou Latuff.
Sobre a “Bolsa Turística dos Destinos Gaviota 2023”, o presidente contou, ainda, que o objetivo deste ano é apresentar os novos roteiros lançados e, claro, reforçar o quão completo e diversificado é o turismo em Cuba. “Cayo Cruz e Cayo Paredón Grande estão prontos para todos os profissionais aqui e para todos os seus clientes, assim como Cayo Coco e Cayo Guilhermo. Juntos, queremos receber a todos com a mais sincera e cordial atenção”, acrescentou Latuff. Com foco, agora, nos novos roteiros em Jardins del Rey, a expectativa é aumentar ainda mais a oferta turística de Cuba (cuja previsão é receber cerca de 3,5 milhões de turistas ao ano).
Já na festa de encerramento, que ocorreu no Hotel Vila Galé Cayo Paredón, Carlos Latuff agradeceu o trabalho de todos os colaboradores e deu a notícia tão esperada: em 2024, a “Sexta Edição dos Destinos Turísticos Gaviota” será realizada no mês de outubro, com roteiro ainda a ser definido e com um número bem maior de agentes do mundo inteiro que virão ao país. Fontes locais explicaram que se nada mudar, a expectativa é que o número de agentes de viagem e operadores visitantes para a sexta edição chegue perto dos 300.
Agentes brasileiros comemoram
Os 1450 agentes presentes no FAMCUBA 2023 comemoraram o êxito da viagem, que resultou em troca de informações, networking e uma grande vontade de promover o destino. Nuria Machio Font Souza, Diretora da Agência Center Travel, de Montes Claros (MG), explicou: “O diferencial foi o fato de poder conhecer Cuba in loco e, agora, poder divulgar o país, que desperta muita curiosidade, com riqueza de detalhes, enfatizando o quanto o povo cubano é alegre e tranquilo.”
Já para Maiara Medeiros, consultora de Viagem da Copastur, em São Paulo, o ganho está em “(…)depois de fazer a viagem, perceber o quanto Cuba é um destino desejado, mas que ainda gera dúvidas nos viajantes. O retorno nas minhas mídias sociais foi muito positivo: a areia branca, o mar esverdeado e os carros antigos foram os tópicos mais elogiados. Fico até emocionada em saber que poderei contribuir para a divulgação do país”. Para Ana Bianco, proprietária e curadora da Horai Turismo, de Curitiba, há 22 anos, a viagem despertou um grande interesse em levar grupos – especialidade da empresa – para conhecer o país, uma vez que o destino é incrivelmente bonito, com hotéis de altíssima qualidade e bastante variado, o que contribui muito para as viagens em grupo”.
Um dia de conexão em Cuba
Para se aprofundar nos produtos turísticos oferecidos em Cuba, a organização do evento proporcionou aos profissionais um dia inteiro (19 de outubro) à apresentação de importantes redes hoteleiras e receptivos locais. No auditório do recém-inaugurado Hotel Valentin Cayo Cruz, 18 hotéis expuseram seu portfólio por meio de seus executivos. Entendendo o perfil de cada bandeira, será possível atender a demanda exigente e variada que surgirá por parte dos clientes, agentes e operadores. Entre as explanações, destacaram-se os hotéis Archipelago Internacional, ATG Hotéis, Axel Hotéis, Banyan Tree, Blue Diamond, Gaviota Tours, Ibero Star, Cuba Hotel & Resorts, Kepinski, Meliá Hotels Cuba, MGM Muthi Hotels, Roc Hotels, Santa Maria, Sirenis, Swandor Hotels, The One Gallery Resort, Valentin Hotels e Vila Galé Cayo Paredón.
Já na rodada de negócios, feita na área externa do hotel, foi possível conversar não apenas com os representantes dos hotéis citados, mas, também, com operadores, empresas de receptivo locais, imobiliárias, cervejarias, galerias de arte e outros grupos. Sandra Campitelli, Gerente Comercial de Vendas da Azabache Group no Brasil, ficou satisfeita com o acesso às informações que os agentes tiveram durante a viagem. Ela enfatizou que “(…)durante este Mega Fam, realizado em parceria com a Sanchat tour Operadora e com Grupo Gaviotas, que resultou em 1450 agentes de viagens de diferentes países, um dos intuitos foi o de mostrar os parceiros comerciais de toda a região como a Azabache Group, do qual faz parte, opera o destino perfeitamente, com uma gama variada de serviços”.
Hotel Vila Galé Cayo Paredón Grande
Pedro Ribeiro, Diretor de Marketing e Vendas da rede portuguesa Vila Galé, também presente no encontro, explicou que esse é um grande momento para a rede Vila Galé. “É um grande orgulho para nós sermos o mais novo hotel de Cuba. Um projeto magnífico, com 600 metros de frente para o mar, 7 restaurantes, vários bares, quase 650 apartamentos… Além disso, a expansão da marca em Cuba reforça o compromisso de oferecer a excelência da marca em um destino cheio de atrativos, qualidade e paisagem natural – bem como reforça o compromisso de seguirmos atentos às tendências de mercado que ajudem a ampliar o nosso portfólio em lugares realmente exclusivos”.
O Vila Galé Cayo Paredón Grande, a meia hora do aeroporto Jardines Del Rey, em Cayo Coco e a 9 horas de carro de Havana, foi construído em parceria ao Grupo Gaviota e terá cerca de 300 funcionários – sendo oito brasileiros e o restante do staff, cubano. Entre os membros da equipe, estão: Miguel Such Morales, Assistente de Direção no Vila Galé Cayo Paredón; e Alexandre Magno Souza, Diretor Geral do Vila Galé Cayo Paredón, havendo, a partir daí, uma verdadeira sinergia e intercambio cultural entre Portugal, Brasil e Cuba. Lembrando que o resort pé na areia trabalha com foco no coletivo e no turismo sustentável, ajudando a preservar a região praticamente intocada de praias paradisíacas, mar azul-esverdeado e de fauna ricamente peculiar. No total, 638 apartamentos grandes e arejados, 7 restaurantes, 3 grandes piscinas, academia, loja, cervejaria, bares e uma mega infraestrutura desenham o novo Vila Galé, que se destaca como parte de uma experiência de luxo inesquecível em meio às paisagens sui generis e uma estadia sob medida.
Hotéis visitados durante o FAMCUBA 2023
Parte importante da programação, a visita aos hotéis de Cayo Paredón Grande e Cayo Cruz permitiram ampliar a visão dos profissionais quanto à oferta que será apresentada daqui em diante aos seus clientes. Os hotéis Valentin Cayo Cruz, La Marina Plaza e SPA, Iberostar Esmeralda, Grand Astón Paredon e Vila Galé Cayo Paredón foram os empreendimentos visitados. A beleza natural da região, somada aos projetos arquitetônicos dos hotéis, tornam a experiência de viagem ainda mais interessante. Em comum, todos os estabelecimentos oferecem excelência, qualidade e colaboradores capacitados: tudo isso com a hospitalidade do povo cubano e gastronomia impecável.
O melhor da música cubana
A programação intensa da “Quinta Bolsa Turística Destinos Gaviota” permitiu que os participantes do evento desfrutassem da boa música cubana, tanto nos hotéis quanto em nas cerimônias de abertura e encerramento. Entre os grupos que se apresentaram estavam Los Van Van (Abertura no Farol); e David Calzado y su Charanga e Habanera y la Orquesta Failde, no encerramento (Hotel Vila Galé Cayo Paredón), que também contou com a apresentação do carnaval cubano com suas músicas populares.
Nota da Redação
Texto: Márcia Santos
Imagens: Márcia Santos | Ana Bianco | Divulgação | Oficial
Nota da Redação
Viagem realizada a convite da Operadora Sanchat Tour, com hospedagem no Grand Aston de Havana e resort Vila Galé Cayo Paredón Grande. Contou com assistência de viagem GTA Seguro (exclusivo para Cuba) e excursão marítima Crucero del Sol (Marina Cayo Coco). Agradecimento especial ao trabalho incansável do guia de turismo Rolando Martinez e o motorista Gustavo, além de José Ignacio Rios López e Lilia Aday Prieto (Sucursal Sanchat Tour Cuba); e o Gerente Comercial da Sanchat Tour em Cuba, Raymundo Santana, pelo exímio trabalho de cooperação, logística e comunicação.
Bar pé na areia do Vila Galé Cayo Paredón, que permite uma paisagem paradisíaca
A cinematográfica piscina do Vila Galé Cayo Paredón: um cinco estrelas à altura da beleza do caribe cubano