ELEONORA GOLDMAN
Getty Images
A cidade e seus arredores têm quase 100 fontes a pleno vapor. Mas escolher as principais, desde suntuosas fontes antigas até as modernas, não foi nada fácil.
- Fonte da Pirâmide no Jardim de Verão
Legion Media
O Jardim de Verão é onde começa a história de São Petersburgo como “cidade das fontes”. As primeiras fontes foram construídas ali por ordem de Pedro, o Grande, em 1705, e várias delas foram restauradas na atualidade. A Fonte da Pirâmide, construída em 1724 e renovada em 2010, está na via principal do parque. Dê uma olhada mais de perto e você verá que os jatos de água que saem dessa fonte formam uma espécie de pirâmide.
- Fonte Coroa no Jardim de Verão
Legion Media
Projetada em 1725, esta fonte adornava uma das entradas do Jardim de Verão. O projeto arquitetônico previa que os jatos de água criassem uma composição em forma de coroa. Mas a fonte original não durou muito, e acabou destruída durante uma enchente, em 1777. Ela foi, porém, reconstruída em 2010 com base em desenhos e pinturas antigos.
- Fonte do Parque Aleksandr
Legion Media
Uma das fontes mais amadas de São Petersburgo fica no Edifício do Almirantado. Ela foi instalado ali em 1879 e, até recentemente, era considerada a mais impressionante da cidade, pois seus jatos de água chegam aos 17 metros de altura.
- Fonte Ômega no Calçadão Pesotchnaia
Domínio público/Getty Images
Esta fonte fora do comum, que usa alta tecnologia e tem o formato de uma letra grega foi construída no início dos anos 2000. A letra Ômega, de sete metros de altura, está inclinada em um ângulo de 45 graus, e seus jatos de água caem em uma enorme bacia. A fonte é iluminada à noite.
- Fontes Cantoras da Estação de Trem Finlândia
Legion Media
O complexo de fontes de luz e som do lado de fora da Estação Ferroviária Finlândia foi inaugurado em 2005. As apresentações ocorrem ali todas as noites. O compositor local Serguêi Banevitch escreveu um acompanhamento musical exclusivo para as fontes, composto por 13 partes que contam a história da cidade.
- Cascata da Esfera Giratória
Georg Pik (CC0 1.0)
Esta fonte extraordinária em forma de bola de granito fica na rua mais curta de São Petersburgo, a Málaia Sadovaia. O movimento da água nela cria um efeito de rotação com uma mini-cascata de água corrente. Segundo os engenheiros que a desenharam, a fonte tem como objetivo lembrar as pessoas do fluxo do tempo, que não podemos deter. Os moradores da cidade já criaram uma nova tradição com o monumento: se você tocar na bola e fizer um desejo, com certeza ele se tornará realidade.
- Fonte Dançante em Kronstadt
Legion Media
Esta fonte musical, também conhecida como “Fonte Cantante”, fica no centro de exposições Gostíni Dvor e foi instalada em 2004 para marcar o 300º aniversário de Kronstadt. Sua bacia tem a forma de um forte que marcou o início da história da cidade. Durante apresentações musicais, os jatos de água mudam de altura em uma ordem especial, fazendo um tipo de dança.
- Grande Cascata, em Petergof
Legion Media
Os jardins inferiores do Petergof (também grafado como “Peterhof”) – a residência de Pedro, o Grande construída no início do século 18 “para apagar Versalhes” – tem um grupo de fontes incrivelmente belas e originais que são ricamente adornadas com detalhes dourados e esculturas.
A Grande Cascata é um dos maiores complexos de fontes do mundo e, naturalmente, é considerada o principal grupo de fontes. É composta por mais de 60 fontes situadas em diversos níveis. Uma das fontes, construída em 1735, retrata Sansão lutando com o leão, e chama enorme atenção. A composição marcou o 25º aniversário da Batalha de Poltava, decisiva na Grande Guerra do Norte entre a Rússia e a Suécia (1700-1721).
- Casacata Montanha do Xadrez, em Petergof
Legion Media
Uma encosta natural na residência de Pedro, o Grande, foi escolhida como local para esta fonte em estilo cascata que data do início do século 18. Consiste em quatro tabuleiros de xadrez gigantes sobre os quais corre a água. No topo, existe uma gruta que é guardada por três dragões. Em ambos os lados da cascata existem degraus adornados com esculturas de Netuno, Olímpia, Júpiter e Plutão.
- Fonte de Netuno, em Petergof
Legion Media
A fonte principal dos jardins superiores de Petergof data do final do século 18 e representa um Netuno coroado, segurando um tridente e cercado por criaturas fantásticas do mar: ninfas, tritões etc.
https://br.rbth.com/viagem/84397-fontes-mais-bonitas-sao-petersburgo-fotos
VEJA TAMBÉM: Antes e depois: palácios de São Petersburgo destruídos pelos nazistas (FOTOS)