Leonardo Cassol
Melhores Destinos – A American Airlines anunciou hoje que assinou o contrato de investimento definitivo com a Gol, concluindo o investimento de US$ 200 milhões, pouco mais de R$ 1,06 bilhão, negociado em setembro de 2021. O acordo será concluído através da aquisição de 5,2% das ações da empresa brasileira, por aumento de capital, aprofundando o relacionamento entre as duas companhias.
As malhas aéreas combinadas vão oferecer aos clientes mais de 30 destinos nos Estados Unidos atendidos pela AA e mais de 34 novos destinos na América do Sul atendidos pela Gol. Além disso, os benefícios para os passageiros frequentes das duas empresas serão ampliados em breve.
“O acordo combina malhas altamente complementares e oferece aos clientes uma experiência de viagem superior, proporcionada pelo maior número de voos e destinos nas Américas do Norte e do Sul,” destacou Paulo Kakinoff, Presidente da Gol, na ocasião do anúncio. “Acreditamos que isso fortalecerá ainda mais a presença da Gol nos mercados internacionais, acelerará nosso crescimento de longo prazo e maximizará o valor para nossos acionistas”, enfatizou.
Smiles e AAdvantage
Além disso, a partir deste ano, os associados dos programas de fidelidade Smiles e AAdvantage terão acesso recíproco aos benefícios de elite, como check-in prioritário, segurança prioritária, embarque prioritário, maior franquia de bagagem despachada, acesso a salas VIP e assentos preferenciais em ambas as companhias aéreas. As duas companhias aéreas também esperam oferecer uma oferta de fidelidade conjunta aprimorada para dar aos clientes mais maneiras de ganhar e resgatar milhas.
Infelizmente, a data exata para início desses novos benefícios ainda não foi divulgada. Apenas que será em breve…
Nos últimos 10 anos, a American Airlines transportou mais de 14 milhões de passageiros entre o Brasil e os Estados Unidos, representando mais do que o dobro do tráfego da segunda maior empresa aérea norte-americana.
O acordo está sujeito a aprovações governamentais e regulatórias.
Vale destacar que a Delta possui uma participação acionária relevante na Latam e que a United também possui uma pequena fatia da Azul, fazendo com que cada uma das três grandes companhias aéreas nacionais tenha um parceira de peso global.