A importância de se contratar um agente de viagem

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Responda rápido: você se acha precavido? Quando está planejando uma viagem busca cercar-se de todas as garantias para que nada saia fora do planejado? Pois na última pesquisa realizada com viajantes internacionais constatou-se que 65% dos brasileiros não contratam nenhum tipo de assistência de viagem ou seguro quando vão para o exterior. Claro, sempre achamos que nenhum contratempo acontecerá em nossa viagem dos sonhos. Nem uma malinha extraviada sequer! É aí que muitos descobrem o quanto a realidade pode ser cruel e acabam acumulando dívidas e dores de cabeça que poderiam muito bem ser evitadas se houvessem contratado algum tipo de proteção.

“Sabemos que é chato pensar que alguma coisa pode dar errado na viagem que economizamos e planejamos há tantos meses. Mas, agir com prudência e prevenção é o melhor caminho para garantir uma viagem tranquila e sem problemas”, diz Celso Guelfi, presidente da GTA – Global Travel Assistance, empresa especializada em cartões de assistência integral a viajantes.

Para isso listamos as principais dúvidas que os viajantes têm em relação ao assunto. Confira a seguir:

– Qual a diferença entre seguro e assistência viagem?

Seguro identifica um serviço ou benefício oferecido ao passageiro com pagamento via reembolso. Exemplo: seguro bagagem. Já a assistência de viagem identifica como serviço o benefício oferecido ao passageiro, com o pagamento organizado pelo prestador de serviço (limitado à cobertura do plano contrato pelo cliente). Exemplo: assistência médica para enfermidade. Em resumo, no seguro a pessoa paga pela prestação de serviço e pede o reembolso, enquanto que a assistência de viagem organiza e paga pelo atendimento.

– Quais os países que exigem seguro viagem dos turistas?

Na Europa, para entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, o passageiro é obrigado, por lei, a apresentar uma cobertura de assistência de viagem no valor de no mínimo € 30.000 euros. Atualmente, são 25 países participantes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Quatro novos integrantes permanecem em fase de implementação: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.

Cuba solicita uma cobertura de assistência de viagem obrigatória desde 2010. Já a Austrália solicita uma cobertura de assistência de viagem obrigatória para estudantes de intercâmbio.

– Caso precise de atendimento ele é feito em que língua?

O atendimento da central operativa GTA é feito 100% em português. Quando o passageiro recebe seu voucher (onde consta o número da central operativa) ele pode ligar e verificar como é feito o processo do atendimento. Uma equipe está disponível 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano para garantir o melhor atendimento no Brasil e no Exterior.

– O cliente pode receber reembolso de custos básicos (como medicamentos) em qualquer plano/produto adquirido? Como isso é feito?

O passageiro deve pegar os recibos originais, referentes aos serviços pagos e ao chegar em sua residência deve encaminhar à central operativa que irá analisar o pedido (de acordo com as condições gerais do produto adquirido) e o reembolso será feito em até 30 dias.

– Se um cliente se esqueceu de usar o seguro ou assistência no momento da ocorrência, ele será reembolsado em seu retorno ao Brasil?

Sim, um passageiro pode ser reembolsado, porém terão que ser seguidas as especificações abaixo:

Para um passageiro titular de um voucher GTA – Global Travel Assistance – que utilize, durante sua viagem, os serviços de assistência médica por conta própria, sem nenhum contato com a central operativa GTA, o passageiro  terá direito ao reembolso dos valores gastos com esta assistência médica respeitando-se as seguintes premissas:

A) O atendimento não poderá ser referente a uma exclusão das coberturas

B) Os valores a serem reembolsados estarão limitados aos valores de cobertura de assistência médica  do plano contratado pelo titular do voucher GTA

C) Será necessária  a apresentação de documentos originais dos gastos

D) Será feita uma análise pela central operativa GTA com período máximo de 30 dias após a entrega de toda documentação

– Há diferenças entre o atendimento médico e odontológico na cobertura de seguro/assistência?

O  atendimento médico para acidentes e enfermidades cobrirá (exceto para exclusões)  a totalidade dos custos até o limite do plano contratado pelo titular do voucher GTA. Esta cobertura é por evento. O atendimento odontológico será feito para atendimentos emergenciais, a cobertura não é por evento.

– Como é identificada uma doença pré-existente? Quais são essas doenças? Nestas situações há cobertura de assistência viagem?

Doenças pré-existentes são aquelas que o passageiro  possui antes do início da viagem, mesmo que esta doença não seja de seu conhecimento. A doença é identificada através de um relatório médico analisado pela equipe médica da GTA – Global Travel Assistance.

As doenças pré-existentes são inúmeras e não estão limitadas nas condições gerais daGTA – Global Travel Assistance. Como exemplo citamos diabetes, cálculo renal, hipertensão, câncer etc. Nestas situações, o cliente tem direito a um primeiro atendimento emergencial.

Justamente pensando em garantir uma maior cobertura aos clientes a GTA lançou uma linha de produtos específicos para quem deseja uma melhor cobertura no item de doenças pré-existentes. Foram criados produtos como o Plano Planet que tem uma cobertura de USD 75.000, específica para doenças pré-existentes.

– O que é feito quando o cliente precisa cancelar o seguro/assistência viagem?

Até o terceiro dia útil antes do início da viagem o passageiro pode cancelar seuvoucher. Após este período, expira de forma automática a faculdade de solicitar o cancelamento do voucher.

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