Melhores Destinos – A plataforma internacional Taste Atlas divulgou seu ranking com os melhores pratos das Américas, e o Brasil se destacou na lista! Para ter ideia, dentre os 50 melhores, as comidas brasileiras foram reconhecidas 10 vezes!
Apesar do Taste Atlas ser um ranking reconhecido, a disputa entre o primeiro e o segundo colocado pode gerar polêmica: as colocações ficaram entre Brasil e Argentina! Será o resultado foi justo mesmo? Veja a seguir os detalhes desta seleção cheia de sabor .
Os Melhores Pratos das Américas
A plataforma que formula o ranking é um atlas alimentar mundial. O site interativo busca fornecer informações sobre os sabores e ingredientes locais ao redor do mundo. Para definir os melhores pratos, os usuários do site avaliam os pratos de diferentes lugares.
10° – Pão de queijo (Brasil)
Nada como um pão de queijo quentinho! Não à toa, essa delícia entrou no top 10. O surgimento do pão de queijo remonta às invenções culinárias dos escravos africanos, que aproveitavam o resíduo da mandioca para criar uma massa fina, conhecida como goma, que era moldada em bolas e assada. Originalmente, não havia a adição de queijo na preparação, sendo apenas a goma cozida.
Entretanto, após o fim da escravidão no final do século 19, os afro-brasileiros tiveram acesso a outros alimentos, como queijo e leite, que começaram a ser adicionados à massa de amido em Minas Gerais, o centro leiteiro do Brasil. Assim, surgiu o pão de queijo como conhecemos atualmente.
9° – Pernil (Porto Rico)
O pernil é uma dos pratos mais populares de Porto Rico, feito com ombro de porco assado e temperado tradicionalmente com uma marinada, feita com páprica, sal, vinagre, alho e orégano.
Indispensável em inúmeras celebrações porto-riquenhas, como aniversários e casamentos, o pernil é daqueles pratos em que os convidados apreciam a textura crocante da pele e a maciez da carne que se solta do osso.
8° – Carnitas (México)
Carnitas é um prato de carne de porco cozido lentamente em sua própria gordura até ficar macia e suculenta, servido com tortillas e acompanhamentos. Originário do México, ele é encontrado em toda parte no estado de Michoacán e, normalmente, é feito para ocasiões especiais. É um prato apreciado por amantes de carne em todo o mundo.
7° – Parrilla (Argentina)
Parrilla é uma palavra argentina com dois significados: pode ser usada para descrever uma típica churrascaria argentina, ou pode denotar uma grelha de metal usada para preparar a carne. A grelha de metal faz parte dos churrascos tradicionais de asado. Ele vem em várias formas e tamanhos, mas normalmente consiste em uma grelha principal com uma fornalha (chamada brasero) na lateral. A carne preparada na Parrilla inclui vários tipos, como chitterlings, morcilla, chouriço, costelas, lombo e fraldinha.
6° Churrasco (Brasil)
Falou em churrasco? É com a gente mesmo! O site define o churrasco brasileiro como um método de grelhar carne bovina, vitela, cordeiro, porco e frango em grandes espetos sobre fogo de lenha, originado no início dos anos 1800 pelos gaúchos.
Eles mencionam que, nas churrascarias, os espetos são exibidos aos clientes e a carne escolhida é cortada no prato. Os acompanhamentos incluem saladas, farofa, arroz, batata frita, feijão preto e molhos à base de pimenta. Rodelas de abacaxi grelhado são comuns como sobremesa. O churrasco é popular em vários países, cada um com seus próprios cortes e acompanhamentos favoritos.
O que achou da descrição do Taste Atlas? Em mim, deu até água na boca! Agora a gente já sabe como o nosso churras é descrito por aí!
5° – Tacos (México)
Os tacos são o prato nacional do México, que remonta às minas de prata mexicanas do século 18, quando a palavra “taco” se referia à pólvora embrulhada em um pedaço de papel e era colocada em pedras. Hoje, a palavra é amplamente conhecida por significar a principal comida de rua e fast food no México – tortilhas finas e planas assadas na chapa cobertas com vários recheios, dobradas e comidas sem nenhum utensílio.
Existem muitos tipos de tacos com diferentes recheios, como carne e peixe frito. Eles podem ser feitos de milho ou farinha de trigo. Tacos são encontrados em todas as esquinas do México, em restaurantes conhecidos como taquerias, ou vendidos por vendedores ambulantes.
4° – Chancho en Piedra (Chile)
O Chancho en piedra é uma salsa originária do Chile que consiste em uma variação da salsa pebre com a adição de tomates. Além dos tomates, os ingredientes incluem alho, pimenta-malagueta, cebola, azeite, sal, pimenta, salsa ou coentro. Ao ser preparada, a consistência do Chancho en piedra deve ser semelhante à de um molho, em vez da consistência do pebre.
É recomendado que seja servido com pão ou empanadas. O nome Chancho en piedra significa “porco na pedra” em espanhol, e refere-se à tradição de preparar a salsa em um pilão.
3° – Pan de Bono (Colômbia)
O pan de bono é um tipo de pão colombiano tradicional, feito com farinha de mandioca, queijo e ovos. Geralmente, é moldado em formato de bagel ou bola, com tamanho ligeiramente maior que uma bola de golfe. É comum servir o pão quente acompanhado de uma xícara de chocolate quente.
Existem duas teorias sobre a origem do nome pan de bono. Uma delas sugere que o nome foi criado em homenagem a um padeiro italiano em Cali, que costumava gritar “pane del buono” (bom pão), enquanto a outra teoria afirma que recebeu o nome de um lugar chamado Hacienda El Bono, onde foi feito pela primeira vez.
2° – Picanha (Brasil)
É claro que ela, nossa amada Picanha, não podia faltar nessa lista! A enciclopédia menciona que a picanha é um corte de carne bovina muito apreciado no Brasil e nos Estados Unidos ele é conhecido como sakura.
A plataforma explica ainda que o nome picanha vem da palavra “picana”, uma vara utilizada pelos fazendeiros em Portugal e Espanha para pastorear o gado, e que foi adotada no Brasil.