Por Carmen Esquivel Sarría
Santiago do Chile (Prensa Latina) Representantes de redes hoteleiras e agências de viagens destacaram no Chile os benefícios oferecidos hoje pelo turismo em Cuba, um destino descrito como seguro, sustentável e atraente.
Havanatur Chile e os grupos Iberostar, Meliá e Blue Diamond Resort apresentaram o produto turístico da maior das Antilhas durante um evento que contou com a presença de mais de trinta agências chilenas e pessoal diplomático cubano.
Cuba é um país único, com uma grande história e cultura; patrimônios de grande visibilidade, como Havana e outros intangíveis, destacou a embaixadora cubana, Mercedes Vicente.
A diplomata lembrou a irmandade entre os dois países, cujos laços, segundo ela, se fortalecem quando visitam as cidades um do outro.
Mercedes Abreu, gerente general de Havanatur Chile, lembrou que esta é a única operadora aqui que tem um centro de receptivo próprio, com uma ampla gama de produtos, de turismo a serviços médicos, e um portfólio de eventos de saúde, jurídicos, arquitetônicos e educacionais, entre outros.
Ele destacou a importância de promover o destino no Chile para recuperar os níveis de visitantes que existiam antes da pandemia de Covid-19.
“O Chile tem sido um mercado historicamente importante para Cuba e queremos que volte a ser assim”, disse Thaimy Vázquez, representante da rede Iberostar para o cone sul.
A cadeia espanhola, com sede em Palma de Mallorca, possui mais de 100 hotéis em todo o mundo, 17 deles no país caribenho.
“Aproveitamos essa força do destino cubano e que o mercado chileno soube aproveitar muito, que é a possibilidade de aproveitar a cidade e a praia”, assegurou.
Jorge Rosales, da cadeia Blue Diamond, lembrou que o grupo começou na maior das Antilhas há 11 anos e atualmente tem 35 hotéis lá.
“Em Havana, incorporamos dois hotéis de alto padrão, em 1º de agosto o Royalton Habana Paseo del Prado, com 250 quartos, muito luxuosos e com belas vistas, e em 15 de setembro o Regis com a marca Mystique, onde prevalece o atendimento personalizado ao cliente ,” ele disse.
A partir de 1º de novembro começará a operar o Hotel Inglaterra, um dos mais antigos de Cuba.
Lucas Gamboa, da rede Meliá, informou à Prensa Latina que o grupo tem 33 hotéis na ilha, em lugares como Havana, Varadero, Cayo Santa María, Cayo Coco, Holguín, Santiago de Cuba, Trinidad e Cienfuegos.
Em 2023 inauguraremos um na península de Ancón, em Trinidad, anunciou.
“Viemos de uma pandemia onde estávamos todos presos, o que Meliá veio propor é compartilhar com a família, aproveitar cada momento, e que lugar melhor para isso do que Cuba, um país super seguro”, declarou.
Participando do evento online, a ministra do Turismo do Cone Sul, Yanet Ayala, lembrou que, em uma análise de mais de 400 destinos ao redor do mundo, Cuba ficou em primeiro lugar no Caribe por seu índice de segurança.
“Este destino é único pelos seus aromas, sabores, praias majestosas, pela sua cultura, mas sobretudo pelas suas gentes, pela sua idiossincrasia, caráter afável, solidário e hospitaleiro”, disse.
Há poucos dias aquele país foi ratificado pelo segundo ano consecutivo como o principal destino cultural do Caribe no World Travel Awards 2022.