No Vietname, em Hoi An, junto da praia Cua Dai, o Palm Garden Beach Resort & Spa é um alojamento que junta diversos restaurantes, piscinas, quartos que parecem casas e ainda nos dá boleias gratuitas até ao centro histórico de Hoi An. Uma forma de ter o luxo, com o ar de maresia, e continuar a fazer as suas visitas pelo lindíssimo Vietname.
Vou-vos confessar que no Vietname fiquei – excetuando em Halong Bay, que fiquei dentro de um barco, uma noite – sempre em guest houses e este foi o único hotel onde fiquei alojada… e soube tão bem! Estava mesmo a precisar desta leveza de estar junto do mar! À chegada, os mimos começam e somos recebidos com um chá vietnamita.
Apesar de adorar ficar em guest houses – porque é sempre aí que se conhece muita gente e principalmente para quem viaja sozinha é um bom ponto de partida, porque temos as dicas dos locais – soube mesmo bem mimar-me durante duas noites neste hotel. E vocês vão dizer-me: o problema dele é não estar no centro de Hoi An, certo? Mas, o melhor dele é não estar no centro de Hoi An. Perceberam? É que estando a cerca de 10 minutos, de carro, do centro de Hoi An estamos aqui na frente de mar! E o resort tem um mini bus que nos leva todos os dias – em três horários, ao longo do dia – até ao centro de Hoi An. Também pode vir de volta, mas se quiser ficar e aproveitar mais a cidade à noite, a divertir-se nos bares/cafés de Hoi An, pode ir facilmente de táxi.
Junto da praia Cua Dai, o Palm Garden Beach Resort & Spa, está numa área grande com uns belíssimos jardins que se estendem até à beira-mar. O areal não é muito grande, aliás, podem ver pelas fotos que na altura em que fui era até bastante pequeno! E com maré cheia as ondas chegam a bater no muro.
No centro do amplo resort está uma grande piscina, dividida entre a piscina para crianças e a de adultos. Junto dos jardins está um parque infantil e tem também uma sala de jogos e brincadeiras para os mais pequenos, que fica ao lado do ginásio, disponível gratuitamente para os hóspedes.
Fiquei num quarto que quase parecia uma casa, com vista para a piscina, e saída direta para os jardins pela varanda onde está a mesa e as cadeiras tipo uma esplanada privada. No interior, quando abrimos a porta espreita uma banheira moderna, entre o chuveiro e o espaço da enorme e confortável cama. No quarto, além da secretária, tem serviço de chá e café, televisão e cofre.
Ora, eu já estava em viagem há um mês e soube bem parar aqui durante dois dias e usufruir deste hotel (principalmente depois de duas noites a dormir em comboios noturnos. Sim têm camas mas mesmo assim as costas já se queixam um bocadinho). Se quiserem, podem marcar massagens e tratamentos no Spa Palm, por um preço extra, assim como aulas de mergulho. Mas, o jacuzzi, sauna e turco… estão incluídos! Vale a pena ir lá relaxar.
Os jardins são tão grandes que, dizem-me, podemos lá encontrar mais de 400 espécies de palmeiras e outras plantas. Pequenas pontes, de ambiente oriental, ou não estivéssemos no Vietname, dão um ambiente muito romântico aos espaços verdes deste resort.
O Palm Garden Beach Resort & Spa tem dois restaurantes: o Colibri serve a gastronomia internacional, com o cheiro da maresia ali ao lado, e marisco grelhado; e o Café Terrace – onde é servido todos os dias o pequeno-almoço – que dá a provar as iguarias vietnamitas e em frente está o de sushi. O resort em ainda o Contino Club Bar, um espaço muito confortável, e com ambiente, para ficar a relaxar e desfrutar de uma bebida.
O pequeno-almoço merece um parágrafo só para ele porque é enorme e tem de tudo um pouco. As especialidades vietnamitas estão lá, obviamente, ao lado de uma banca só com ovos e panquecas, muita fruta fresca e uma mesa só de doçaria. Um verdadeiro deleite. Uma outra mesa tem pratos quentes, mas também saladas, frutas variadas, cereais, queijos e até pastelaria com aspecto ocidental.
Tem um serviço de transporte grátis para o centro histórico de Hoi An, que fica a cerca de 10 minutos de distância. A viagem para o aeroporto de Da Nang é de cerca de 30 a 40 minutos. Do outro lado da rua do hotel tem restaurantes, cabeleireiros, massagistas, lavadaria, etc.