Pra quando a pandemia passar: que tal Hanói, no Vietnã?

0
1130

Por Fabiano Antunes / @rota1976

Folha de Pernambuco

Quando a gente fala que vai pro Vietnã, é comum as pessoas se assustarem e logo perguntarem o que danado vamos fazer lá! Esse “receio” ao Vietnã deve-se ainda a imagem que o país tem por causa de suas guerras ocorridas mais de 40 anos atrás. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis!

Desarme-se! Comece a ler mais sobre este país, seus atrativos naturais, sua gente, seus pontos turísticos. É um lugar encantador. Sabe quando a “bagunça” de nossa casa é a melhor forma da gente encontrar tudo que quer? Pronto, assim é o Vietnã. Seu trânsito loooouco deixa a gente meio assustado achando que não vamos conseguir ir a lugar algum sem se perder. Pura ilusão! A cidade funciona e muito bem. Os veículos se cruzam a toda hora em vias sem semáforos, gente passa onde quer em meio aos carros, você vai ouvir buzinas o tempo inteiro, falei o tempo inteeeeiro mesmo! Mas não vi um só acidente. Como disse acima, a “bagunça” funciona.

Mas vamos ao que de fato interessa. O que fazer neste país? Muita coisa! Reservei três noites para Hanói, a capital do Vietnã. Pelo centro da cidade, é bacana simplesmente bater perna, ver lojas, ver o costume de seu povo, que acorda super cedo pra fazer exercícios físicos. E todos tem o costume de ajudar um ao outro. Achei bonito de ver!

A noite em Hanói é super agitada! Bares e gente comendo e bebendo por toda parte. Uma gringalhada danada, o que é ótimo pra quem curte conhecer gente nova, saber de outros países, enfim…trocar experiências! A badalação é mesmo no meio da rua, banquinhos baixos, mesinhas quase no asfalto e todo mundo feliz. A comida é bem variada, tem pratos “esquisitos” e algumas opções mais familiares, o importante é que não dá pra passar fome. A comida é uma delícia, e olha que sou meio “chato” pra comer.

Quando a gente fala que vai pro Vietnã, é comum as pessoas se assustarem e logo perguntarem o que danado vamos fazer lá! Esse “receio” ao Vietnã deve-se ainda a imagem que o país tem por causa de suas guerras ocorridas mais de 40 anos atrás. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

vietna

Desarme-se

Comece a ler mais sobre este país, seus atrativos naturais, sua gente, seus pontos turísticos. É um lugar encantador. Sabe quando a “bagunça” de nossa casa é a melhor forma da gente encontrar tudo que quer? Pronto, assim é o Vietnã. Seu trânsito loooouco deixa a gente meio assustado achando que não vamos conseguir ir a lugar algum sem se perder. Pura ilusão! A cidade funciona e muito bem. Os veículos se cruzam a toda hora em vias sem semáforos, gente passa onde quer em meio aos carros, você vai ouvir buzinas o tempo inteiro, falei o tempo inteeeeiro mesmo! Mas não vi um só acidente. Como disse acima, a “bagunça” funciona.

vietna

Onde Ficar

Mas vamos ao que de fato interessa. O que fazer neste país? Muita coisa! Reservei três noites para Hanói, a capital do Vietnã. Pelo centro da cidade, é bacana simplesmente bater perna, ver lojas, ver o costume de seu povo, que acorda super cedo pra fazer exercícios físicos. E todos tem o costume de ajudar um ao outro. Achei bonito de ver!

vietna

Café Famoso

Se gosta de café, vale a pena parar numa cafeteria em frente ao shopping que tem como nome mais chamativo a rede de lojas Aldo, que vende sapatos, bolsas e acessórios de moda. Lá na cafeteria são muitas as opções de café, você pode experimentar o vietnamita, por exemplo. Precisa fazer seguro viagem? Aproveita e já faz ganhando desconto ao colocar nosso código! Clica aqui!

vietna

A noite em Hanói é super agitada! Bares e gente comendo e bebendo por toda parte. Uma gringalhada danada, o que é ótimo pra quem curte conhecer gente nova, saber de outros países, enfim…trocar experiências! A badalação é mesmo no meio da rua, banquinhos baixos, mesinhas quase no asfalto e todo mundo feliz. A comida é bem variada, tem pratos “esquisitos” e algumas opções mais familiares, o importante é que não dá pra passar fome. A comida é uma delícia, e olha que sou meio “chato” pra comer.

vietna

Mas não pense que lá pode tudo! Deu meia noite vi várias viaturas da polícia pedindo que o povo pare de beber na rua e vá pra suas casas e hotéis. Como disse lá no comecinho: é uma “bagunça organizada!”.

vietna

De forma geral, você pode pagar tudo lá em Hanói em dólar, como fiz. Refeições, passeios, hotéis, tudo por lá aceita a moeda americana. Os preços são relativamente justos, semelhantes a uma refeição no Brasil. Comer na rua pode parecer pouco higiênico, mas é tudo limpinho. Inclusive, eles são super organizados e quado encerram o atendimento estão logo lavando as calçadas e recolhendo lixo. Em minutos, a rua nem parece que estava lotada de gente se divertindo. Vai reservar hotel? É só clicar aqui!

Entre as opções de passeio, tem ainda o Old Quarter, a região do comércio local, com sua feirinha. Também o Ngoc Son Temple, bem no meio de um lago onde dizem viver uma tartaruga gigante. Anote também o Templo da Literatura e o Ho Chi Minh Mausoleum, além da Catedral de St. Joseph.

vietna

Ilhas de Halong Bay

De todos, o principal motivo que me levou ao Vietnã foi conhecer as famosas ilhas de Halong Bay. É de fato imperdível! Você chega lá de barco, num passeio que a vista é tão linda que nem sentimos o tempo passar.

vietna

Kayak

De lá, saem os barquinhos em grupos para o passeio mais próximos às montanhas e também por dentro de cavernas. Você também pode fazer passeio de kayak. O almoço é no próprio barco, já incluso no pacote (arroz, salada, peixe frito) somente a bebida é paga à parte.

vietna

A baia é linda! Cada montanha, cada barquinho que por ali passa compõe uma paisagem incansável. A lenda diz que as rochas gigantescas foram cuspidas por dragões enviados pelos deuses para defender os vietnamitas dos chineses. Será?

vietna

Caverna

Em uma das paradas é possível caminhar por uma ilhota, até chegar a uma caverna multicor e um mirante. A caverna colorida chama atenção pelos efeitos visuais mas me pareceu um pouco brega. Prefiro a natureza, sem esse “enfeite todo”. O passeio todo dura em média seis horas, vale muito a pena!

vietna

Para chegar a este paraíso requer um pouco de sacrifício como tudo que é bonito na vida. São umas 4 horas de busão. O passeio eu contratei por uma agência lá mesmo em Hanói. O valor foi de 24 dólares pela excursão standard de um dia (incluindo o passeio de kayak), a diferença entre esta opção e a mais cara é basicamente o menu do almoço. O retorno pro hotel acontece já bem tarde, por volta das 21h. Você tem a opção de dormir mais próximo das ilhas, mas eu preferi fazer bate e volta pra não ter que tá mudando de hotel, o que pra mim cansa muito mais. Para quem tem mais tempo ainda pra o Vietnã, que tal acrescentar as cidades de Sapa (caminhadas, montanhas e trekking) e Ho Chi Minh (procurada por causa de suas praias e ar de cidade mais desenvolvida)? Quer conhecer sobre Bangkok? A gente tem 10 dicas incríveis pra te dar. É só clicar aqui!

vietna

Carta de Aprovação (não se esqueça dela, jamais!)

Deixei pra falar do visto no final deste post para que você fique com ele bem lembrado na cabeça. Para entrar no país você precisa de um carta de aprovação. No check in a atendente vai logo perguntar pela “aproval letter. Essa carta deve ser obtida antes de você chegar lá porque requer uns dias para sua aprovação. Caso contrário terá que ir numa lan house no aeroporto e pedir a carta em regime de urgência, o que a torna bem mais cara. Paguei em torno de 70 dólares para obtê-la em 2 horas. Detalhe, o vôo estava marcado para antes e tive que comprar outro bilhete, ou seja, você se ferra todo se não tiver esta bendita carta.

Em solo vietnamita, você precisa de 2 fotos 5×7 ou 3×4 e uma “taxinha” de 45 dólares, caso a sua entrada no país seja única. Se quiser entrar e sair por lá mais de uma vez a taxa passa para 65 USD. Esse valor tem que ser pago em dólar ok? No aeroporto troque o dinheiro apenas para pegar uma van ou táxi, pois na cidade todo lugar troca o dinheiro e a cotação é bem melhor. Inclusive os hotéis fazem a troca da moeda sem problema. Do aeroporto para a cidade você pode escolher entre a opção mais em conta, que é a van coletiva ou a mais cara que é o táxi. Fui de van, obviamente. Escolha vans identificadas com a logomarca das empresas Vietnam Airlines ou Vietjet. O valor é entre 40-50 mil dongs (mais ou menos 10 reais) para te levar até o centro e principal região dos hotéis. Um táxi convencional custa em torno de 570 mil dongs, ou seja, 100 reais.

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog. E no quesito Seguro Viagem você ainda ganha um desconto!

Texto publicado originalmente em:

https://www.folhape.com.br/colunistas/folha-turismo/pra-quando-a-pandemia-passar-que-tal-hanoi-no-vietna/25396/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here