A capital da República Checa é uma das cidades mais visitadas do Leste Europeu, por isso oferece aos turistas uma infinidade de hotéis e outros meios de hospedagem.
Dividida em vários distritos numerados, como Praga 1, Praga 2, Praga 3… até Praga 22, a área turística abrange o distrito de Praga 1 e também os distritos Praga 2, 3, 4 e 5. Ficando em Praga 1, área da cidade velha, é possível fazer praticamente todos os passeios a pé. Se ficar em ouros distritos, escolha um hotel próximo a alguma linha de tram (bonde) ou metrô, para facilitar nos deslocamentos até o centro.
O centro histórico de Praga, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město), tem a maior concentração de hotéis da cidade. Muitos deles estão em edifícios antigos e pequenos, com ares medievais, mas também há edifícios novos e mais modernos, ou seja, há opções para todos os gostos. Nos arredores da praça da cidade velha estão hotéis como o Grand Hotel Praha, o Hotel Lippert, o Cerny Slom, o Metamorphis e o Ventana Hotel Prague.
Ainda nesta área há vários hotéis ou aparts mais econômicos, com diárias até 150 reais, como o Meltantrich, o Karlova Apartments, o Palac U Kocku, o U Zlateho, o Cathedral Apartments e o U Zlateho Suites, este último a poucos passos da bela Ponte Carlos.
Quem está disposto a gastas mais encontra ótimas opções com diárias a partir de 300 reais, como os hotéis Intercontinental, Pachtuv Palace, The Iron Gate, Aurus, Barceló ou o exclusivíssimo Buddha-Bar Hotel.
A área conhecida como Cidade Baixa (Malá Strana), próximo ao Distrito do Castelo (Hradčany), também possui uma boa quantidade de hotéis, muitos deles a poucos passos da Ponte Carlos. Entre as opções mais em conta, com diária até 200 reais, estão os hotéis Kampa Garden, Richmond Certovka, Charles Bridge Apartments, Hotel Klarov e o Trindad Prague Castle.
Nesta mesma região também há vários hotéis mais requintados, com diárias na faixa de 300 reais ou mais, como o U Jezulatka, Lokal Inn, U 3 Pstrosu, Domus Balthasar Design Hotel e ainda os sofisticados Aria Hotel, Alchymist Grand Hotel e o Best Western Royal Palace, entre outros.
Na região conhecida como Cidade Nova (Nové Město), onde estão atrações como a Praça Venceslau, o Museu Nacional e a Torre de TV, é possível encontrar hotéis mais novos, diferentes dos prédios antigos da cidade velha. Para quem optar por esta área vale a dica de escolher um hotel próximo às linhas de tram ou metrô, para facilitar no deslocamento.
Como estão mais afastados da zona turística de Praga, os hotéis nesta região tendem a ser mais baratos, alguns mais simples e com tarifas na faixa de 100 reais a diária, como o Apart Hotel Susa, o Dahlia Inn, o Hotel Ankora, o City Central De Luxe ou o Hotel Brixen.
Também há hotéis um pouco melhores, com valores entre 100 e 250 reais por dia, como o Hotel Lunik, o Hotel Lunar, o Alqush Dowtown, o Ametist Hotel, o Boutique Seven Days e o Clarion Prague City, este último o hotel escolhido por mim para ficar hospedado em Praga e sobre o qual eu falo neste post.
Melhores hotéis de Praga: Quer ficar hospedado em algum dos hotéis mais sofisticados da cidade? Então conheça estas sugestões: Four Seasons Hotel Prague, Marriott Hotel, Grand Hotel Bohemia, Hotel Paris, The Enblem Hotel, Radisson Blu Alcron, Hotel Kings Court.
Os hotéis sugeridos neste post são apenas algumas das opções disponíveis em Praga no site Booking.com. Clique aqui para pesquisar outros hotéis na cidade. Lembre-se de focar suas buscas nos distritos Praga 1, 2 ou 3, preferencialmente. Antes de fazer sua reserva, veja bem as fotos, o mapa com a localização do hotel e também as opiniões deixadas por outros hóspedes, além de observar as condições de reserva e pagamento para o local desejado.