MD-O governo mexicano atualizou suas diretrizes migratórias para modernizar e agilizar a emissão de vistos para estrangeiros. O objetivo principal é tornar o processo mais simples e digital, como incluir a possibilidade de emissão de vistos eletrônicos para parte dos turistas.
Apesar de ser uma boa notícia para os viajantes, o governo ainda não divulgou quais países serão contemplados com as novas facilidades digitais. Por enquanto, portanto, não é possível saber se nós, brasileiros, poderemos voltar a solicitar o visto pela internet.
Passagens aéreas para Cancún – melhores datas e preços
Veja o anúncio feito pela Secretaria de Relações Exteriores no dia da publicação do documento no Diário Oficial da Federação (DOF):
Novas diretrizes migratórias
Segundo as novas determinações, a operação do visto eletrônico no México começará após a implementação de um sistema que a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) deve disponibilizar em até 180 dias a partir da entrada em vigor das diretrizes, em 9 de agosto.
Dessa forma, o sistema de visto eletrônico deverá estar funcionando até 5 de fevereiro de 2026, conforme prazo previsto no documento. Antes dessa data, o governo mexicano deve divulgar as nacionalidades que poderão solicitar o visto eletrônico.
Com essa mudança, os documentos serão totalmente digitalizados, incluindo dados biométricos e certificados eletrônicos, eliminando fotos impressas e documentos físicos.
Visto mexicano
Atualmente, tirar o visto mexicano não é tarefa simples devido às suas exigências, como a taxa de 54 dólares e comprovação de renda. Além disso, desde agosto de 2022 é necessário ir presencialmente à embaixada do México em Brasília ou nos consulados, em São Paulo ou no Rio de Janeiro, solicitar o visto físico.
Portanto, se o processo voltar a ser online para os brasileiros, isso vai facilitar a vida de muito turista que não mora em uma das três capitais e sonha com destinos incríveis como Cancún, Cidade do México, Cozumel, Playa del Carmen, Tulum e tantos outros.
Para contextualizar, o visto eletrônico é um tipo de autorização de entrada no México, emitida de forma digital, sem precisar de documentos impressos ou fotos físicas. O novo processo será feito pela internet e, se aprovado, o solicitante receberá um documento com um código QR para ser apresentado na chegada ao país.
Mas atenção: o visto eletrônico não será para todos os estrangeiros! Conforme as novas diretrizes, o governo mexicano é quem vai definir quais nacionalidades serão elegíveis e o documento só servirá para quem entrar no México de avião.
Além disso, a autorização não garante automaticamente a entrada do viajante, mas permite tentar entrar como visitante, sem permissão para exercer atividades remuneradas, por até 180 dias.
Capítulo I, Disposições Gerais, inciso XIV. 25 de julho de 2025.





