Segundo o ministério, a colaboração busca incentivar viagens de e para a cidade de Cali, porta de entrada e centro de voos para a região, por meio de uma campanha de visibilidade nacional que promoverá os principais destinos e rotas operados pela referida companhia aérea.
“A diversificação do turismo na Colômbia se baseia no reconhecimento e na capacidade de valorizar regiões com potencial de crescimento. O sudoeste da Colômbia tem demonstrado um dinamismo excepcional, com um aumento constante de viajantes e uma oferta cada vez mais diversificada”, afirmou a Ministra do Turismo, Diana Morales.
O comunicado também destaca que, graças ao acordo, a Jetsmart implementou cinco novas rotas diretas de Cali para Bogotá, Medellín, Cartagena, Santa Marta e San Andrés, com mais de 58 frequências semanais.
Esta operação representa 12% do total de voos para a capital do Vale do Cauca e 15% da oferta de assentos disponível no mercado para esta cidade; uma situação que beneficia não só este destino, mas também outras cidades do sudoeste da Colômbia, enfatizou a fonte.
Como parte da aliança, acrescentou o relatório, um investimento de 200 milhões de pesos (cerca de US$ 49.000 na taxa de câmbio atual) foi alocado para promover atividades como publicidade digital e outdoors, com o objetivo de destacar destinos regionais emergentes com alto potencial turístico.
A região sudoeste, que recebeu mais de sete milhões de visitantes somente em 2024, 2,4 milhões dos quais eram internacionais, está experimentando um crescimento sustentado, posicionando-a como uma das regiões mais atraentes do país, com um impacto econômico estimado em mais de US$ 870 milhões.
Além disso, como parte dessa estratégia, outras rotas importantes na região, como Medellín–Montería e Medellín–Barranquilla, serão promovidas, ajudando a consolidar um ecossistema turístico mais competitivo, inclusivo e conectado, declarou o Ministério do Turismo (MINCIT).