Um casamento típico russo consiste em uma noiva de branco e um noivo de terno, algumas pombas libertas no céu pelos recém-casados, e parentes (já meio embriagados) brincando: “Mas o que é um casamento sem uma briga?”. Também não é raro ver casais andando em procissão e sendo fotografados nos marcos locais.
No entanto, uma nova geração de pombinhos vem arruinando os estereótipos do dia do casamento, com ideias tão divertidas quando extravagantes. Veja sete exemplos:
1. Caldeirão gigante, em Kazan
Centro da Família de Kazan (Foto: Max Avdeev)
Em turco, a palavra “kazan” significa um caldeirão para cozinhar alimentos. Reza uma lenda que a cidade de Kazan, a cerca de 800 km a leste de Moscou, foi nomeada em referência a essa popular e grande panela. O ZAGS (escritório de registro na Rússia), que está situado em um palácio construído na forma de um caldeirão de 30 metros de altura (com uma chama, inclusive) registra, em média, 100 casais por dia. Cada um dos quatro andares tem decoração própria, e, no topo do prédio, um deque de observação oferece uma vista maravilhosa da cidade.
2. Palácio Matrimonial, em São Petersburgo
Palácio matrimonial nº 1 (Foto: Divulgação)
Este é o palácio matrimonial mais popular do país. Trata-se de uma suntuosa mansão do século 19 convertida em um dos escritórios de registro mais famosos e luxuosos da Rússia. A magnífica escadaria de mármore é o lugar favorito para as sessões fotográficas de casamento. Devido à sua popularidade, alguns casais têm que aguardar até seis meses para se casar ali – sobretudo porque não são apenas os moradores de São Petersburgo que buscam o palácio, mas pessoas de toda o país. Aliás, muitas das celebridades nacionais escolheram esse local para trocar alianças.
3. Museu-reserva Tsaritsino, em Moscou
Palácio matrimonial em Tsaritsino (Foto: Divulgação)
O ZAGS de Tsaritsino é um dos poucos a realizar eventos cerimoniais pelo museu e reserva Tsaritsino, no sul da capital, que preserva até hoje o estilo da época de Catarina, a Grande. O registro ocorre no Grande Palácio, no Salão Celestial. Músicos em trajes do século 18 tocam serenatas clássicas enquanto os convidados são recebidos pelo mestre de cerimônias e acompanhados por uma dama de companhia.
Tsaritsino (Foto: Divulgação)
4. Palácio do Gelo, na região de Murmansk
Recém-casados no Palácio do Gelo (Foto: Lev Fedoseiev/TASS)
Em fevereiro passado, a cidade de Kirovsk (a 1.800 km ao norte de Moscou) inaugurou um palácio matrimonial construído de gelo e neve. O livro de registro civil também é feito de gelo, assim como os copos de champanhe. Mas a certidão de casamento que os recém-casados recebem é de verdade.
5. Palácio Gótico, em Iochkar-Ola
Margem do rio Bruges em Iochkar-Ola (Foto: Legion Media)
A costa de Iochkar-Ola (a 760 km a leste de Moscou) é muitas vezes comparada à paisagem em Amsterdã, na Holanda, ou Hamburgo, na Alemanha. Há vários anos, a cidade construiu um palácio matrimonial no estilo gótico. Pela tradição local, os noivos entram de um lado do prédio e, depois da cerimônia, já como marido e mulher, saem de outro, à beira do rio – de onde partem de barco.
6. Cabana étnica, em Iamal
Cabana étnica conhecida como “yurt” (Foto: Ramil Sitdikov/RIA Nôvosti)
Em Iamal (a 3.500 km a nordeste de Moscou), no Extremo Oriente russo, os locais realizam casamentos em estilo verdadeiramente étnico. As cerimônias são celebradas em tendas tipo “yurt”, que servem de moradia tradicional dos evenques.
E a moda vem pegando: cada vez mais britânicas escolhem se casar em uma tenda dessas.
7. Museu Mitten, em São Petersburgo
Museu Mitten (Foto: Divulgação)
O inusitado Palácio para o Registro de Sentimentos Calorosos no Museu Mitten de São Petersburgo faz casamentos todos os dias. Os noivos fazem os votos unindo suas mãos em luvas especiais e recebem a Certidão de Registro de Sentimentos Calorosos.
https://gazetarussa.com.br/sociedade/2017/06/27/7-lugares-bizarros-onde-se-casar-na-russia-veja-fotos_790668