Melhores Destinos – Embarcar apenas com a bagagem de mão passou a ser rotina para muitos viajantes. Com as novas regras de franquia de bagagem, ficou mais difícil e bem mais caro despachar algumas malas. A solução então foi se adequar à nova realidade e aprender, mesmo que na marra, a fazer uma boa mala de mão com apenas 10 kg! A tarefa não é simples, especialmente para quem estava acostumado com os saudosos dois volumes de 32 kg em voos internacionais e agora não tem mais bagagem grátis.
Ainda que pareça impossível no primeiro momento, temos certeza que com essas dicas você vai conseguir fazer uma eficiente mala de mão com apenas 10 kg. E assim que você se acostumar, vai perceber que há muitas vantagens em viajar apenas com a bagagem de mão. É hora de deixar para trás o peso extra e viajar mais leve! Vamos lá! Temos algumas dicas para você viajar com uma bagagem de mão com até 10 kg e sem passar aperto!
Leia também:
- Bagagens em aviões: saiba o que pode levar e o peso permitido
- Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia
Como viajar apenas com a bagagem de mão
Ainda que a franquia da bagagem faça parte da sua tarifa, há vantagens interessantes em viajar apenas com a bagagem de mão: você pode fazer o check-in online, pelo seu celular ou computador, e seguir direto para o embarque, sem enfrentar as filas para despachar as malas. Isso tornará o processo no aeroporto bem mais rápido! Quando chegar ao destino, nada de esperar a mala na esteira: você seguirá direto para o portão de saída. Sem falar nos riscos de despachar a bagagem, como ter malas furtadas ou extraviadas. Comece a olhar com bons olhos a sua bagagem de mão. Viajar apenas com ela pode ser bem interessante!
Vale lembrar que as companhias aéreas nacionais padronizaram as medidas de bagagem e em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode levar:
- um objeto pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila, com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm (no geral, é um volume que cabe debaixo do assento da frente)
- uma mala de mão com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas.
Atenção! Os dois volumes (objeto pessoal e mala de mão) juntos devem ter, no máximo, 10 kg! Ainda que a teoria seja essa, na prática não é comum ter a bolsa de uso pessoal pesada na hora do embarque. O mais comum, quando acontece, é que apenas a bagagem de mão seja pesada.
Leia também:
- Bagagem no avião: guia completo e dicas de como despachar suas malas grátis!
- Pode levar mochila no avião mais a bagagem de mão? Saiba o que é item pessoal e tire suas dúvidas!
O primeiro passo para conseguir viajar sem despachar bagagem é conseguir fazer uma mala eficiente com apenas 10 kg! Para ajudar nessa missão – que pode ser quase impossível a depender do passageiro, dos dias de viagem e do destino – preparamos um post com dicas valiosas para quem deseja viajar apenas com a bagagem de mão. É hora de deixar de lado tudo o que é supérfluo para conseguir embarcar sem pagar nenhum real a mais por uma mala despachada, já que é cada vez mais comum que as companhias aéreas cobrem pelo serviço!
1 – Você não precisa do pote inteiro de todos os produtos durante a viagem
Acredite! Você não vai usar todo o shampoo, condicionador, creme de barbear, leave-in, cremes para a pele ou vários otros produtos de higiene e beleza inteiros enquanto estiver viajando. Eles ocupam muito espaço, aumentam o peso da sua mala e não precisam ir com você na embalagem original. Para reduzir o espaço e o peso, prefira usar potes menores com tamanhos adequados aos dias fora de casa.
Você poderá adquirir vários potes de diferentes tamanhos, formas e funções em lojas especializadas ou mesmo nos maravilhosos sites chineses que vendem de tudo. Vale também comprar produtos com tamanhos menores, especialmente para levar na mala (isso inclui até pasta de dentes). Sem esquecer que muitos hotéis oferecem produtos de higiene e que os potinhos são ótimos para serem reutilizados em viagens futuras. Ah! E salvo raríssimos destinos, você poderá comprar tudo o que faltar no destino da sua viagem.
Vale lembrar que há limites e especificações para líquidos nas bagagens de mão. É importante seguir as regras para não ter que despachar a bagagem na última hora ou jogar fora o seu produto predileto. Lembre-se de identificar todos os potes com etiquetas e colocá-los dentro de sacos vedados para não ter problemas, especialmente em voos internacionais.
2 – Reduza o tamanho dos seus utensílios e acessórios do dia a dia
Para quem deseja reduzir o volume e peso da bagagem de mão, é fundamental reduzir também o tamanho dos objetos. Esqueça aquele secador de cabelo profissional, o aparelho de barbear enorme e super eficiente, a escova de cabelo do tamanho de um braço e até mesmo a sua escova de dentes de uso diário. Vale reduzir o tamanho de tudo! Do espelho para maquiagem ao notebook, passando pela toalha de banho (caso seja necessário levar). Quanto menor, melhor! Mesmo que não sejam tão eficientes, eles ajudarão na hora de manter os 10 kg da bagagem de mão. Ah! Bijouterias também devem ser levadas em número e tamanho reduzidos, especialmente as que pesam demais.
3 – Leve apenas a quantidade de roupa necessária na sua bagagem de mão
Parece um conselho bobo, mas sabemos que muita gente (muuuuuuuuita gente mesmo) leva bem mais que o necessário nas viagens. É hora de botar a mão na consciência e perceber que uma mala despachada poderá pesar bastante no bolso. Sendo assim, nada de levar roupas para trinta dias de viagem se você vai passar apenas um final de semana fora de casa. Calcule quantas roupas serão necessárias e deixe apenas uma pequena sobra para emergência. Lembre-se que lavanderias estão à disposição em quase todos os lugares. Para economizar, vale até aproveitar o banho para lavar algumas peças de roupa que poderão ser utilizadas novamente.
4 – Evite peças que você não usa no dia a dia
Sabe aquele vestido maravilhoso que você procura uma oportunidade pra usar e nunca acha? Ou aquela blusa social que dá até dó de tirar do armário de tão sensacional e por isso você nunca veste? Pois é! Se você não usa essa roupa na vida real, melhor também evitar que ela entre na sua mala. Estamos falando de uma mala de 10 kg que deve conter apenas objetos, produtos e roupas necessários e úteis. Se você não usa a roupa no dia a dia, a chance dela ficar no fundo da mala e voltar amassada pra casa é grande. Troque por uma roupa que você adore e use sempre.
5 – Pense em todas as combinações possíveis
A regra é das mais importantes! Não leve para a viagem peças de roupas que não combinem entre si e que servem apenas para uma ocasião muito específica. Prefira visuais básicos e que possam ser combinados e usados em diversos passeios. Assim, você poderá repetir roupas sem que ninguém perceba (eu não ligo muito pra isso, mas tem gente que liga). Quanto mais básicas, melhor e mais fácil será de combinar. Sem contar que é sempre bom poupar tempo na hora de escolher o que vestir durante a viagem.
6- Dê preferência a roupas coringa
Roupas que valem para diferentes ocasiões também são muito importantes, como um vestidinho preto que pode ser usado com tênis ou sandália mais arrumadinha; ou uma calça mais aleitada que pode ir bem com camiseta ou blazer. Vale investir em acessórios pequenos, que não ocupam muito espaço, mas que mudam o visual. Que tal algumas echarpes e lenços? Uma roupa coringa será capaz de ir da praia à balada e ocupará bem menos espaço na mala.
7 – Prefira tecidos leves, que não amassam e não fazem volume
Se você é um viajante frequente, já deve ter percebido como roupas com tecidos mais finos, que não amassam e não fazem volume são importantes para uma mala de mão pequena. Escolher roupas que sejam adequadas para viajar leve é tão importante quanto não escolher roupa demais. De nada adianta economizar no número de peças se você escolhe um casaco que ocupa o lugar de 57 outras roupas. No caso de casacos especificamente, que quase sempre são volumosos, opte por levá-lo na mão ou ir vestido com ele. Assim você já economizará alguns centímetros quadrados de área útil na bagagem.
8 – Invista em tecidos tecnológicos que não dão cheiro ou que tenham secagem rápida
Se você quer levar uma mala bem compacta, mas não está disposto a usar serviço de lavanderia, dê preferência a tecidos que não dão cheiro ou que tenham secagem rápida. Há diversas opções no mercado que ajudam a vida de quem não quer lavar roupa e pretende repetir algumas peças ou mesmo lavá-las no hotel. É o caso, por exemplo, das roupas feitas com lã natural de merino. As peças de merino são ótimas para manter a temperatura corporal tanto no frio quanto no calor e podem ser repetidas diversas vezes sem dar mau cheiro. Os preços costumam ser alto, mas vale o investimento! Já roupas de tecidos com secagem rápida facilitam muito a vida de quem quer lavar uma peça no hotel para já usar no dia seguinte.
9 – Leve apenas sapatos que sejam curingas e que já foram testados no dia a dia
Comprou um sapato novo e está louco pra levar na viagem? Melhor não! Se ele não tiver sido amaciado e testado, o sapato novo deve ficar em casa. Leve para a viagem apenas sapatos, sandálias e até chinelos que você tem certeza absoluta que poderão ser usados à exaustão sem machucar o pé. Assim você não corre o risco de levar um peso morto. Quanto à quantidade de sapatos, varia muito do tipo de viagem. No geral, um chinelo, um tênis e um sapato ou sandália mais arrumadinho resolvem tudo. Escolha modelos que combinem com todas as roupas. Viaje com o calçado que ocupa mais volume e leve os outros dois na mala.
10 – Nada de levar um monte de bolsas, mochilas e sacolas para a viagem
Elas ocupam um espaço precioso e que agora custa dinheiro! Antes de arrumar a mala, pense exatamente qual tipo de bolsa será necessário. Se você não abre mão de uma mochila, ela poderá ser a sua bolsa pessoal no voo e não ocupar espaço na bagagem de mão. Caso opte por levar uma bolsa pequena, prefira as que são maleáveis e que podem ser amassadas para caber na bagagem de mão. Nada de levar bolsas enormes e rígidas que não cabem em lugar nenhum. Salvo se ela for a sua bolsa de mão no voo (item pessoal). Nesse caso, tudo bem! Mas, ainda assim, as maleáveis são bem mais práticas e fáceis de levar.
11 –Prefira uma mala de mão leve e com bom espaço interno
Mais do que nunca, é importante escolher uma boa mala para levar como bagagem de mão. Evite malas que sejam feitas de material pesado e que “roubem” o pouco peso que você tem para despachar. O mesmo vale para o volume! Ao comprar uma mala, veja atentamente qual o peso e espaço disponível dentro dela quando vazia. Assim você terá certeza de não perder demais nos quilos e volume que poderá levar. Malas feitas em fibra de carbono, por exemplo, são bem mais leves e resistentes. Pesquise bem qual o tipo de mala certo para você e invista dinheiro nisso. Veja mais dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião
12- Fique atento às medidas permitidas para bagagem de mão
Ao comprar uma mala, não esqueça de ver as especificações de medida aceitas pelas companhias aéreas. Lembre-se que tudo o que faz parte da mala entra na medida, isso inclui alça e rodinhas. Se a sua mala estiver fora das especificações, você poderá ter problemas e ser obrigado a despachá-la na última hora, tendo um gasto extra inesperado.
Veja mais sobre as medidas da bagagem de mão:
13- Arrume a mala de mão com calma e aproveite cada espaço
Viajar com uma mala de 10 kg não é apenas uma questão de peso, mas também de volume. Aproveite cada centímetro da sua bagagem para colocar algo. Vale aproveitar o espaços dentro dos sapatos, bolsas, entre os acessórios e cada cantinho para colocar as peças menores. Arrumar a mala com calma será precioso na hora de fazer caber tudo o que você quer levar. Estamos falando de uma bagagem de mão que tem limites rígidos dentro das regras da companhia. Melhor se manter dentro dele!
14 – Avise aos parentes que não vai ter presente e nem encomenda
Se você já não gostava muito de trazer comprinhas para os outros quando viajava, essa mudança vai render uma boa desculpa, afinal, você vai embarcar com uma mala de apenas 10 kg! Já deixe avisado que não será possível trazer nada além do necessário. Se o presente for emergencial, melhor comprar no freeshop ou nas lojinhas do aeroporto depois de embarcar. Mas se você faz a linha que adora comprar presentes pra todo mundo, trazer camarão do nordeste e compotas de doces de Minas Gerais, melhor repensar a sua mala e levar uma sacola extra para despachar na volta.
15 – Leve sacolas a vácuo para manter o volume dentro do permitido
Muitas vezes o problemas não está no peso, mas sim no volume. Para ajudar a resolver esse caso, o ideal é ter sempre à disposição uma bolsa à vácuo dentro da mala. Ela ajuda a reduzir o volume das roupas e magicamente faz caber algumas peças a mais dentro da bagagem de mão. Muito útil naquele momento de desespero quando a mala não fecha.
16 – Deixe objetos mais pesados e sensíveis para a bolsa pessoal
Se você está viajando com câmera fotográfica, notebook, livros e outros objetos mais pesados, prefira colocar todos eles na sua bolsa pessoal. Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão e mais um item pessoal (que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena). Dificilmente essa bolsa será pesada na hora do check-in, por isso, deixe para guardar dentro dela objetos mais sensíveis e também mais pesados. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão. Sapatos mais volumosos devem ser calçados. E se o desespero for grande na hora de fazer tudo caber na mala, vista algumas peças de roupa mais pesadas e tire uma parte do volume da sua bagagem.
17 – Leve uma balança de viagem ou pese a mala antes de embarcar
Se ela já era importante antes, agora a balança de viagem é fundamental para não passar aperto e tomar um prejuízo. Antes de sair de casa, pese a sua bagagem de mão para ter certeza de que ela está dentro dos padrões da companhia aérea. Evite que os atendentes queiram que você despache o volume e tenha um gasto extra que não estava previsto no orçamento.
18 – Fique atento aos itens não permitidos na bagagem de mão
Um dos lados negativos de viajar com a bagagem de mão é a proibição de alguns itens que não pode ir na mala dentro da cabine com você. É preciso ficar atento para não ser barrado no raio-x do aeroporto ou mesmo ter que deixar para trás alguns itens na hora do embarcar. Ao preparar a sua bagagem de mão, deixe de fora objetos não permitidos, como armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo); sprays de pimenta; ferramentas de mão de obra; líquidos inflamáveis; alvejantes; explosivos; venenos; ácidos; além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares (alguns são permitidos com tamanho de lâmina limite, mas é sempre uma confusão na hora do raio-x). Em caso de alguma dúvida específica, consulte a companhia aérea. Lembrando que em voos internacionais também há restrições a líquidos. Confira o nosso vídeo para mais detalhes!
19- Leve uma sacola dobrável caso queira trazer algo a mais
Se você estiver prevendo um problema de espaço na volta para casa, leve uma sacola de viagem extra dentro da mala. Escolha sacolas que sejam resistentes, leves e que ocupem quase nada de espaço. Elas poderão ser úteis durante a viagem, para fazer compras ou levar para a praia, e ainda servirão para despachar aquelas comprinhas extras. Prático, indolor e muito mais fácil do que levar duas malas (e pagar a mais por isso). Além de tudo, as sacolas têm preços bem camaradas!
Tem alguma dica para preparar uma mala de mão com 10 kg e não passar aperto nos voos? Conta pra gente! O importante é economizar e viajar sempre mais gastando menos! E se quiser mais dicas sobre o que levar na bagagem, veja o post especial sobre acessórios de viagem que não podem faltar na sua mala. Mas se for uma mala de 10 kg, lembre-se das dicas daqui! Boa viagem!
Este post foi escrito originalmente em 2016 e, desde então, vem sendo atualizado.